Entretenimento
Desenvolvimento Econômico e Turismo prestigia Circuito Penedo de Cinema
Evento fomenta a produção cultural de Alagoas e estimula o turismo de eventos na região
Fomentar a produção cultural de Alagoas e estimular o turismo de eventos na região são os principais objetivos do Circuito Penedo de Cinema, que reuniu, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, filmes independentes, mostras competitivas, shows musicais e o mais saudoso e aguardado Festival de Cinema de Penedo.
O retorno do tradicional festival, que teve sua última edição realizada em 1982, foi um compromisso assumido pelo governador Renan Filho, em novembro do ano passado, durante a última edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, prestigiou a solenidade de encerramento do evento, realizada no sábado, e destacou a importância da participação do público, o fomento à produção audiovisual em Alagoas e o estímulo ao turismo cultural e de eventos.
"Este momento marca, finalmente, a volta de um dos principais eventos do calendário da população de Penedo e de Alagoas, como um todo, que também se desloca para prestigiar o Festival e se sente representada com as produções audiovisuais, além de receber grandes nomes do cinema brasileiro. O evento representa o compromisso do Governo do Estado em movimentar a cena cultural da cidade e, consequentemente, o segmento do Turismo, gerando emprego e renda para as famílias ribeirinhas", ressaltou Lima.
O Circuito
Além do Festival Brasileiro de Cinema, o Circuito englobou outros três eventos que ocorreram simultaneamente durante a semana: o 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e o 6º Encontro de Cinema Alagoano.
Como destaque da programação, o evento contou com a participação especial da atriz Alice Braga, exibindo o o longa Entre Idas e Vindas e participando de um bate-papo com o público.
A cerimônia de premiação elegeu os melhores filmes das Mostras Competitivas, eleitos pelo júri oficial e popular. Os vencedores levaram para casa o troféu Canoa de Tolda e prêmio em dinheiro.
O evento é realizado em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Prefeitura de Penedo, Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECiPS) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas