Educação
Senai Alagoas conquista 1º lugar no Grupo 2 do Sistema de Avaliação da Educação Profissional
Estado também alcança a maior nota do Brasil no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional Final, empatando com São Paulo, Pernambuco e Amapá
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) obteve destaque nacional no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep) 2025. Entre os Departamentos Regionais que participaram no Grupo 2 - que reúne estados com participação de 339 a 595 estudantes -, Alagoas ficou em primeiro lugar isolado, alcançando um Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (Idap) Final de 8,5, acima da meta nacional estabelecida em 7,7.
O Idap é calculado a partir das provas aplicadas pelo Saep, que avalia o desempenho dos estudantes em duas etapas: a Prova Objetiva, voltada para conhecimentos teóricos, e a Prova Prática, que simula situações reais do cotidiano da indústria. No resultado final do ciclo, Alagoas ficou empatado com Amapá, Pernambuco e São Paulo, todos alcançando o maior índice do Brasil (8,5).
Para a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai Alagoas, Cristina Suruagy, o desempenho reflete um conjunto de fatores. “Esse resultado comprova a qualidade da estrutura do Senai Alagoas e o trabalho dedicado da nossa equipe pedagógica. Mas, acima de tudo, é fruto do empenho e da disciplina dos nossos alunos, que compreenderam a importância da avaliação e se prepararam. É um orgulho para Alagoas ver nossos estudantes no topo do Brasil”, destacou.
SAEP
O Saep é aplicado anualmente pelo Senai em todo o País e representa a principal ferramenta de diagnóstico da qualidade da educação profissional. Ele mede a proficiência dos estudantes em cada curso técnico e serve de base para aprimorar continuamente os métodos de ensino e aprendizagem, garantindo a formação alinhada às demandas da indústria.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




