Educação
Denúncia aponta fraudes no sistema de cotas da Ufal
Candidatos com altos salários teriam ocupado vagas destinadas a alunos de baixa renda e PCDs
Uma denúncia formal encaminhada ao Governo Federal, por meio do sistema Fala BR, e ao Ministério Público Federal (MPF), revelou suspeitas de fraudes no sistema de cotas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os casos envolvem candidatos que teriam acessado o curso de Medicina em Maceió sem cumprir os critérios exigidos para cotas de baixa renda e pessoas com deficiência (PCD).
Segundo documentos enviados ao MPF, dois estudantes foram citados: uma servidora pública concursada em Pernambuco, com salário de aproximadamente R$ 5.500, e um policial civil, também pernambucano, com remuneração estimada em R$ 11 mil. Ambos teriam se matriculado pelo sistema de cotas, apesar de não se enquadrarem nos requisitos socioeconômicos.
As denúncias indicam que a suposta fraude prejudicou candidatos da lista de espera que realmente se encaixam nas cotas. O caso foi protocolado no sistema Fala BR sob o número 23546.097431/2025-85 e no MPF sob o número 20250065150/2025, autuação 1.11.000.001270/2025-65.
A Ufal confirmou que abriu um processo administrativo interno (nº 23065.028566/2025-11) para apurar as acusações. Entretanto, segundo e-mails trocados entre os denunciantes e a universidade, ainda não há prazos definidos para conclusão do caso. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) informaram que a responsabilidade pela decisão final cabe à Prograd.
A morosidade no andamento do processo tem causado revolta entre estudantes da lista de espera. O prazo de resposta da manifestação foi prorrogado para o dia 30 de outubro de 2025, enquanto o semestre letivo está previsto para iniciar já na próxima segunda-feira (6). Candidatos temem que, diante da demora, as vagas acabem sendo perdidas definitivamente.
A Ufal e o MPF ainda não se pronunciaram sobre o andamento do caso ou previsão de conclusão.
Mais lidas
-
1Cuidados
Atenção Primária de Maceió se destaca em avaliação do Ministério da Saúde
-
2copa 2026
Vini Jr. é acusado de manipular pênalti para evitar prejuízo milionário às bets
-
3Primeira edição
Intercâmbio na Inglaterra transforma a vida de estudantes da rede municipal de Maceió
-
4Futebol Alagoano
CRB estreia Fábio Matias diante do Goiás em duelo decisivo pela Série B
-
5Programe-se
Sábado com amistoso: Flamengo e decisões da Copa do Mundo





