Educação
Após mais de uma década de espera, mulher é nomeada como professora de História
Defensoria Pública atuou no caso; professora foi aprovada em concurso público realizado em 2013, mas, mesmo estando na lista de reserva técnica, não foi convocada no prazo devido
Após mais de uma década de espera, uma assistida da Defensoria Pública do Estado de Alagoas conquistou o direito de assumir o cargo de professora de História na 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE). A nomeação, realizada na última semana, foi obtida através de ação judicial acompanhada pela defensora pública Bruna Cavalcante.
A professora foi aprovada em concurso público realizado em 2013, mas, mesmo estando na lista de reserva técnica, não foi convocada no prazo devido. Em vez de chamar os aprovados, o Estado contratou temporariamente profissionais para exercer as mesmas funções, situação que levou o defensor público André Chalub Lima a ingressar com ação judicial em 2015.
Ao longo do processo, a Defensoria Pública demonstrou que, apesar da carência de professores na rede estadual, a candidata e outros aprovados permaneceram sem nomeação. Em 2021, a Justiça determinou a convocação, mas o cumprimento da decisão se arrastou por anos, marcado por recursos e pela resistência do Estado. A instituição seguiu acompanhando cada fase do processo, com o objetivo de assegurar que a sentença fosse cumprida.
Para a defensora pública Bruna Cavalcante, a atuação persistente da Defensoria, tanto judicial quanto administrativa, foi fundamental para que a nomeação finalmente se concretizasse em 2025.
“A nomeação da nossa assistida vem após muita luta, espera e resiliência. É uma vitória não apenas para ela, mas para nós, que acompanhamos seu drama de perto, praticamente todas as semanas. Ver a decisão ser finalmente cumprida renova nossas esperanças e nos impulsiona a buscar a garantia dos direitos de quem confia em nós”, comemorou a defensora.
Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)




