Educação
Pela 1ª vez, Campus Arapiraca oferta vagas no Mestrado em Ensino de Física
É um programa nacional de pós-graduação, de caráter profissional, e o prazo de inscrição vai até 24 de setembro

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas, até o dia 24 de setembro, para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O programa é voltado prioritariamente a professores da educação básica que atuam no ensino médio ou fundamental nas áreas de Física ou afins.
Criado em 2013, o MNPEF é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e funciona em rede em instituições públicas de ensino superior distribuídas em todas as regiões do país. O curso é presencial e concede o título de mestre após a conclusão das disciplinas, defesa de dissertação e desenvolvimento de um produto educacional a ser aplicado em sala de aula.
O programa tem como objetivo ampliar a formação docente, com foco tanto no aprofundamento dos conteúdos de Física quanto no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Entre elas, destacam-se o uso de tecnologias digitais, recursos computacionais e mídias eletrônicas, que contribuem para a motivação e a compreensão dos fenômenos físicos pelos estudantes.
O MNPEF teve expansão de 21 para 67 polos, alcançando 24 estados e o Distrito Federal. Está presente em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, e também em regiões não centrais, como a Amazônia, o Cerrado e o semiárido nordestino, ampliando o acesso à formação docente. Em Alagoas, o Polo 36 funciona no Instituto de Física da Ufal, no Campus A.C. Simões, em Maceió, desde 2014, e já contabiliza mais de 50 dissertações defendidas. Neste ano, além das 10 vagas para a capital, estão sendo ofertadas também 10 vagas para o Campus Arapiraca, o que representa a interiorização do programa.
Segundo a coordenação local do programa, a escolha por Arapiraca se deve à localização estratégica da cidade, situada no centro do estado, o que facilita o acesso de professores de diferentes regiões do Agreste e do Sertão. Além disso, Arapiraca é o segundo município mais populoso de Alagoas e um polo econômico e educacional em crescimento.
As aulas do MNPEF-Ufal, tanto em Maceió quanto em Arapiraca, acontecem exclusivamente às sextas-feiras, permitindo que os professores conciliem a formação acadêmica com a rotina escolar.
As inscrições vão até 24 de setembro, pelo site do programa, onde também está disponível o edital.
Clique aqui para acessar.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
-
4Lembra dela?
Quem é a famosa atriz da TV Globo encontrada em situação de abandono em Porto Alegre
-
5Herança bilionária
Empresário choca ao deixar fortuna de R$ 6 bilhões para Neymar; saiba o motivo!