Educação

Escolas da rede pública de Maceió celebram Dia da Mata Atlântica

Ações do Projeto Parque na Escola estimulam o conhecimento sobre o ecossistema e reforçam a importância da preservação ambiental entre os alunos

Por Semed 27/05/2025 14h54
Escolas da rede pública de Maceió celebram Dia da Mata Atlântica
Ações como essa reafirmam o papel essencial da escola como espaço de reflexão e mudança - Foto: Lívia Penelope/Ascom Semed

No Dia da Mata Atlântica, celebrado nesta terça-feira (27), o Parque Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Educação Ambiental (CTEA), levou o projeto "Parque na Escola" à Escola Municipal Professor Aurélio Buarque, no Benedito Bentes, promovendo atividades educativas e estimulando a consciência ecológica desde cedo entre as crianças.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, realizada por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em parceria com a Semed. Seu objetivo é promover a educação ambiental entre crianças e jovens das escolas públicas municipais, aproximando-os da natureza e incentivando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

“Hoje nós estamos aqui fazendo essa ação na escola para sensibilizar nossos alunos em relação ao pertencimento, em relação a esse ecossistema, que é nosso. O objetivo é eles conhecerem um pouco mais sobre esse bioma para poder contribuir de forma positiva com o nosso meio ambiente”, comenta Amonny Nobre, técnica pedagógica de educação ambiental.

Além das atividades educativas em sala de aula, o projeto oferece palestras, oficinas e exposições de animais taxidermizados e conservados do museu do Parque Municipal, como jacarés e bichos-preguiça. Essas ações permitem que os estudantes conheçam de perto a fauna e a flora da região, despertando o interesse pela preservação ambiental.

“A gente foi na sala de informática para aprender sobre os animais, e tinham vários tipos de animais lá. A parte que eu mais gostei foi quando toquei na cobra. Foi muito legal, e eu também aprendi que não se pode maltratar os bichinhos e que a gente tem que cuidar da natureza”, conta Nycolas Gabriel, aluno do 3° ano.

A coordenadora pedagógica Jaldivane Ferreira enfatiza que ações como essa trazem uma vivência e um ponto positivo para as crianças se tornarem adultos mais conscientes da preservação do ambiente.

“É a primeira vez que a Escola Professor Aurélio Buarque está recebendo essa atividade, e a gente ficou bem feliz com essa ação. É muito importante trazer para eles essa conscientização da preservação da Mata Atlântica”, compartilha Jaldivane.

Ações como essa reafirmam o papel essencial da escola como espaço de reflexão e mudança, onde a educação ambiental fortalece o sentimento de pertencimento e a responsabilidade com o planeta desde cedo.