Educação

Seduc celebra Dia Nacional do Livro Infantil com políticas de incentivo à leitura nas escolas

Educação Alagoana também tem registrado avanços na alfabetização de crianças

Por Yasmin Henrique / Ascom Seduc 18/04/2025 08h58 - Atualizado em 18/04/2025 09h04
Seduc celebra Dia Nacional do Livro Infantil com políticas de incentivo à leitura nas escolas
Livro Infantil é essencial para a formação das crianças - Foto: Valdir Rocha / Ascom Seduc

Neste 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) celebra o poder transformador da leitura na infância e reforça seu compromisso com a formação de leitores críticos desde os primeiros anos escolares.

Além disso, o Estado registra avanços expressivos na alfabetização. “Registramos um crescimento de quase 200% na fluência leitora dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública”, celebra a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Literatura infantil

Gerente Especial de Fortalecimento da Educação Infantil e Anos Iniciais da Seduc, Patrícia Torres, destaca a importância do livro infantil na formação das crianças. “A literatura infantil é essencial para a formação integral das crianças, especialmente no ambiente escolar, onde vai além do apoio à alfabetização, contribuindo também para o desenvolvimento emocional, ético e social dos alunos”, afirma.

Segundo Patrícia, para muitos estudantes, o contato com a literatura acontece exclusivamente no ambiente escolar. Ela afirma que garantir livros infantis de qualidade nas escolas públicas é investir na base da educação. “Isto promove inclusão, letramento, cidadania e o fortalecimento dos laços entre escola e cultura”, pontua.

Livros Infantis nas Escolas

Nesse contexto, políticas públicas como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) assumem papel estratégico. Por meio do programa, o Ministério da Educação distribui gratuitamente livros didáticos, obras literárias e materiais de apoio pedagógico às redes públicas de ensino. Desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, as escolas recebem livros que dialogam com o cotidiano dos estudantes, respeitam a diversidade e incentivam o gosto pela leitura desde cedo.

Reconhecido internacionalmente, o PNLD é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e figura entre os maiores programas de distribuição gratuita de livros do mundo. Em maio, escolas que atendem aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participarão do processo de escolha dos livros literários que serão distribuídos em dezembro. O programa também assegura a acessibilidade, oferecendo edições em Braille, fonte ampliada e outros formatos, promovendo a inclusão de estudantes com deficiência visual ou necessidades específicas.

Material complementar totalmente alagoano

Além do acervo básico, os professores contam com o material complementar “Alagoas Encanta o Mundo Inteiro – Palavra Rendada”, coleção destinada ao 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. “Esses materiais ampliam as possibilidades de trabalho com leitura nas diversas áreas do conhecimento e apoiam práticas pedagógicas mais criativas, críticas e contextualizadas”, explica Patrícia.

Produzido integralmente por educadores alagoanos, o material inclui dois livros por aluno e um manual pedagógico para os professores, com orientações e sugestões de uso em sala de aula. Serão distribuídos 177 mil exemplares da coletânea aos 102 municípios do estado, beneficiando mais de 90 mil estudantes e cerca de 5 mil articuladores de ensino. A iniciativa também valoriza a cultura local, fortalecendo os vínculos entre identidade regional e práticas educativas. “A entrega anual dos kits fortalece as redes municipais e contribui diretamente para o cumprimento das metas de alfabetização”, destaca a secretária Roseane Vasconcelos.