Educação

Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Maceió repudia transfobia e LGBTfobia em escola

Por Divulgação 14/11/2024 13h27
Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Maceió repudia transfobia e LGBTfobia em escola
Foram registradas abordagens desrespeitosas, questionamentos transfóbicos e atos de discriminação explícita - Foto: Divulgação

A sociedade tem a obrigação de garantir que o ambiente escolar seja um espaço de acolhimento, respeito e inclusão para todas as pessoas, independentemente de suas identidades de gênero ou orientações sexuais. Entretanto, no último dia dos jogos internos da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, estudantes foram alvo de atitudes transfóbicas praticadas por membros da própria administração escolar.

Foram registradas abordagens desrespeitosas, questionamentos transfóbicos e atos de discriminação explícita, que ferem não só os direitos fundamentais desses jovens, mas também os princípios básicos de convivência e respeito que deveriam nortear o ambiente educacional.

Repudiamos veementemente qualquer tipo de violência ou discriminação motivada pela identidade de gênero e orientação sexual, especialmente dentro do ambiente escolar, onde estudantes deveriam se sentir seguros para expressarem sua autenticidade. A transfobia e a LGBTfobia são atitudes que não podem ser toleradas, pois geram danos profundos e perpetuam a exclusão e o sofrimento de muitos jovens que já enfrentam inúmeros desafios na busca pelo seu lugar na sociedade.

Exigimos que as autoridades competentes tomem medidas firmes para responsabilizar os envolvidos e para promover uma cultura de respeito e inclusão na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar. É imprescindível que a administração da escola reavalie suas práticas, estabeleça um compromisso com a educação inclusiva e assegure que todos os seus membros sejam devidamente capacitados para lidar com a diversidade de forma respeitosa.

Reafirmamos nosso apoio e solidariedade aos estudantes e familiares afetados, bem como a nossa disposição para colaborar na construção de uma escola livre de preconceitos, onde todos possam se sentir valorizados e seguros.