Educação

Universidade e TRE/AL mobilizam estudantes para voluntariado nas eleições

Por Assessoria 19/07/2024 11h09
Universidade e TRE/AL mobilizam estudantes para voluntariado nas eleições
Programa Mesário Voluntário promove cidadania e a participação ativa dos universitários na democracia - Foto: Assessoria

A UNINASSAU Maceió e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se reuniram, na terça-feira (16), com o objetivo de mobilizar os estudantes da Instituição de Ensino Superior (IES) a participarem do programa Mesário Voluntário. A iniciativa busca engajar os universitários no processo, promovendo a cidadania e a participação ativa na democracia. Além de fomentar o envolvimento cívico, oferece a oportunidade deles adquirirem experiência prática e desenvolverem habilidades importantes.

Vitor Montenegro, coordenador do curso de Direito da UNINASSAU Maceió, destacou a participação dos estudantes como pilar para o fortalecimento do estado democrático de direito. “Isso proporciona aos nossos alunos a chance de vivenciarem de perto a segurança e a relevância do nosso sistema. Dessa forma, a Instituição de Ensino Superior se consagra como uma parceira da Justiça Eleitoral, comprometida com a formação cidadã e o fortalecimento da participação cívica”.

Nos dias de eleição, os mesários são responsáveis por receber o eleitorado, conferir e registrar as assinaturas no caderno de votação, liberar a urna eletrônica e garantir a organização e tranquilidade da seção. Desde a abertura até o encerramento do pleito, eles asseguram que todas as etapas ocorram de maneira fluida e segura, contribuindo significativamente para a integridade e transparência do processo.

O desembargador Carlos Cavalcanti, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AL) do TRE/AL, ressaltou a importância da parceria com as instituições de ensino para promover o reconhecimento, por parte da sociedade, de seus direitos e obrigações. “A consolidação da democracia depende, sobretudo, da participação ativa de todos, especialmente dos jovens eleitores. Os interessados podem se inscrever na página do programa. Essas iniciativas são essenciais para engajar e informar a todos sobre seu papel no sistema eleitoral”.