Educação
Ufal realiza cadastramento socioeconômico de estudantes até 26 de fevereiro
Somente quem é aprovado no cadastramento tem acesso aos programas de assistência estudantil da Universidade
A Pró-Reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Proest/Ufal) está com inscrições abertas para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e matriculados em cursos de graduação da Universidade realizarem o cadastramento socioeconômico do semestre letivo 2023.2. O prazo para cadastramento segue até às 17h do próximo dia 26 de fevereiro.
Com o cadastro, os estudantes podem solicitar todos os demais auxílios disponibilizados pela Proest, como os financeiros (Bolsa Pró-Graduando, Auxílio Creche, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia); a gratuidade no Restaurante Universitário (RU); concorrer a vagas na Residência Universitária Alagoana (RUA); e até solicitar a emissão de declaração de prioridade para bolsas que considerem o critério socioeconômico.
Para se inscrever, é preciso acessar o endereço eletrônico e responder ao Questionário Socioeconômico, anexando o arquivo PDF com toda a documentação. Durante a análise da documentação, a Proest realiza uma avaliação socioeconômica do candidato, com o objetivo de produzir o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) de cada estudante, que servirá como critério de prioridade para o atendimento nos programas de Assistência Estudantil.
Serão considerados, entre os indicadores para a avaliação de perfis e níveis de avaliação socioeconômica: a renda per capita familiar; a procedência escolar; composição familiar; identidade de gênero e orientação sexual; contexto sociofamiliar de violência, rompimento e/ou fragilização de vínculos; condições de trabalho do grupo familiar e do próprio estudante; situação de moradia do estudante ou da família; impacto de doenças graves na organização familiar; condição de gestante; participação em programas de transferência de renda governamentais; situação de estudante ou membro da família com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento; condição étnico-racial (preto, pardo, indígena, quilombola) e de refugiado, ou egresso do sistema prisional; condições de mobilidade e/ou situações agravantes de transporte e deslocamento.
O resultado do cadastramento será publicado pela Proest em data a definir após os recursos. O estudante deferido terá Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) válido por 24 meses, a contar da data de publicação do resultado final.
A Proest e os núcleos de Assistência Estudantil (NAEs) realizaram no último semestre uma live para apresentação do edital e tira dúvidas. Veja mais no perfil da Proest no Instagram.
Confira o edital. Dúvidas e mais informações podem ser encaminhadas aos endereços: Campus A.C. Simões, Espaço Cultural, Ceca e Viçosa: [email protected]; Campus Arapiraca (sede) [email protected]; Campus Arapiraca (Palmeira dos Índios); [email protected]; Campus Arapiraca (Penedo) [email protected]; Campus Sertão (sede e Santana do Ipanema) [email protected].
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha