Educação

Estudantes de escolas municipais são premiados em concurso de redação

Ao todo, 18 alunos de seis unidades escolares receberam tablets, kits escolares e mochilas

Por Janaina Farias / Ascom Semed 20/10/2023 18h45
Estudantes de escolas municipais são premiados em concurso de redação
Estudantes de escolas municipais são premiado no Concurso de Redação da Esmal - Foto: Mariel Matias / Ascom Semed

A 10ª Edição do Concurso de Redação, promovido nesta sexta-feira (20), pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), premiou 18 estudantes de seis escolas da rede pública municipal de ensino.

O estudante da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no bairro Pontal da Barra, Matheus Henrique, ficou em primeiro lugar com a média 9. Ele garantiu que gostou de ter participado do concurso e revelou que se esforçou bastante. “Trabalhei o tema sobre o preconceito e a homofobia contra os LGBTs e a violência contra a mulher. Aprendi sobre vários outros temas”, revelou.

A diretora da Escola Municipal João Sampaio, que obteve a maior nota, Adriana Firmino, disse que participar do concurso e sua escola ter obtido a maior média, entre as seis, foi motivo de felicidade. “É uma alegria perceber que os nossos alunos a cada dia estão evoluindo. A melhoria dos alunos para mim é imensurável, isso significa dizer que a educação está cada vez melhor”, concluiu.

A diretora especializada de gestão educacional da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Juliana Cahet, que representou a secretária Jó Pereira na premiação, elogiou o programa e disse que ele promove a cidadania e transforma a sociedade.

“Estou muito emocionada. Tenho muita satisfação em participar de um momento tão rico como esse. O programa promove oportunidade e experiência de momentos ricos como o que ocorreu durante o desenvolvimento do projeto. Eles tiveram espaços para discutir seus direitos e deveres e é assim que se constrói cidadania, com oportunidade e conhecimento, fortalecendo e transformando a nossa sociedade”, afirmou Juliana.

A iniciativa é do Programa Cidadania e Justiça na Escola, que tem como objetivo desenvolver um trabalho que contribui para a formação da cidadania de crianças e adolescentes.

A cerimônia de premiação contou com a participação da coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola, Doutora Carolina Valões; do secretário executivo da Esmal, Rafael Albuquerque; do representante da ONG Maceió Voluntário, Maristela Pozitano; além de representantes das secretarias municipal e estadual de Educação.

Concurso

O 10º Concurso de Redação teve como tema “Sou Cidadão (ã): Conheço, debato e exerço os meus direitos e deveres em sociedade”. O programa também trabalhou outros assuntos dentro da temática principal como subtemas referente às relações de gênero e violência cotidiana, estatuo da pessoa idosa, bullying, violência sexual, entre vários outros assuntos ligados à cidadania e meio ambiente.

As redações foram selecionadas levando-se em consideração os critérios como adequação ao tema, clareza, objetividade, escrita e gramática. Foram premiadas as melhores redações de cada escola. Os três primeiros de cada unidade de ensino receberam mochilas e kits escolares. O primeiro lugar de cada escola recebeu um tablet.

Tanto o diretor da escola que obteve a maior média geral, quanto o professor orientador receberam um tablet. A unidade de ensino que obteve a maior nota da rede pública municipal foi a Escola Municipal João Sampaio, com média 8. A professora-orientadora premiada foi Sanauá Ferraz de Melo, da Escola Municipal Silvestre Péricles.