Educação

Seduc realiza encontro com gestores escolares de toda a rede estadual

Por Assessoria 26/01/2023 14h00
Seduc realiza encontro com gestores escolares de toda a rede estadual
O evento reunirá os educadores no Centro de Convenções, em Maceió, para discutir a temática do ano letivo de 2023 - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), promove nesta sexta (27), um encontro com todos os gestores escolares da rede estadual a fim de apresentar o conceito da Aprendizagem Criativa, que deve reger o calendário das ações escolares durante o ano letivo de 2023. Essa abordagem pedagógica defende a criação de ambientes educacionais mais lúdicos, onde os estudantes possam aprender de forma estimulante e descontraída, fazendo o uso das mais diversas tecnologias.

O encontro acontece no Centro de Convenções de Maceió, no bairro do Jaraguá, e conta com a presença do Secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão e da Secretária Executiva de Gestão da Rede Escolar, Roseane Vasconcelos. Inicialmente a programação conta com uma palestra direcionada aos gestores escolares, com mediadores convidados e representantes da Rede Brasileira da Aprendizagem Criativa - RBAC. Posteriormente, 75 gestores previamente selecionados, participarão de oficinas formativas que deverão promover a experiência da abordagem criativa na prática docente.

Com apoio da Rede Brasileira da Aprendizagem Criativa (RBAC), a rede estadual alagoana tem participado de diversos programas de fomento à iniciativa, como o programa Escolas Criativas e o Festival de Inovação e Criatividade (FIC). Diante disso, após experiências exitosas, em 2023 a Aprendizagem Criativa passará a ser trabalhada integralmente nas escolas como fomento de um ensino inovador e maior engajamento estudantil.

À frente da organização do evento, a Gerente do Núcleo Estratégico de Inovação e Tecnologia na Educação (NEITE), Andrea Maciel, avalia que o encontro com os gestores será o pontapé inicial para a implantação da abordagem pedagógica em toda a rede estadual.

“A Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica que tem sido amplamente estudada e aplicada no mundo inteiro. Em Alagoas, nós já percorremos um caminho com essa abordagem, desde 2016, com formações e experiências práticas introduzidas em nossa vivência de ensino-aprendizagem. Então este ano, a nossa expectativa é que a Aprendizagem Criativa, esteja em toda a nossa rede estadual, tanto na prática dos nossos docentes quanto gestores, para facilitar a aprendizagem e colocar o aluno sempre como protagonista.” Destacou.

ServiçoEvento: Volta às Aulas Com a Aprendizagem Criativa

Data: 27 de janeiro

Local: Centro de Convenções. Rua Celso Piatti, bairro do Jaraguá, Maceió - AL.

Horário: A partir das 09 h