Educação

Edital disponibiliza 12 bolsas para tradutores e guias-intérpretes de Libras

Candidatos devem ser vinculados à graduação ou pós-graduação da Ufal; Inscrições on-line estão a abertas até 4 de janeiro

Por Manuella Soares / Ascom Ufal 26/12/2022 15h42
Edital disponibiliza 12 bolsas para tradutores e guias-intérpretes de Libras
Oportunidade - Foto: Divulgação

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para a seleção de estudantes que vão atuar como Tradutores Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa (TILSP) e/ou Guia-Intérpretes de Libras (GILs). São 8 vagas para discentes da graduação e 4 vagas para alunos da pós-graduação dos quatro campi da Ufal.

É preciso preencher um formulário online disponível até o dia 4 de janeiro. Basta anexar Currículo Lattes atualizado, comprovante de vínculo com a Ufal, a exemplo de matrícula e histórico, além de uma Carta de Intenção em Libras.

Após etapas de análise de documentos, os candidatos vão participar da etapa de entrevistas, em Libras, de no máximo cinco minutos, no período de 9 a 13 de janeiro. O resultado será divulgado em 17 de janeiro.

O edital conjunto das pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Graduação (Prograd) oferece bolsas de R$ 1,2 mil para os estudantes da graduação e de R$ 1,5 mil para os vinculados aos programas de pós-graduação. Além das vagas para preenchimento a partir de fevereiro, os aprovados vão compor um Cadastro de Reserva com possibilidade de convocação de acordo com a disponibilidade orçamentária.

O objetivo é promover o atendimento aos discentes surdos desenvolvendo atividades de tradução e interpretação do par linguístico Libras/Português (e vice-versa), e Português Escrito/Libras, Libras/Libras.

Já o serviço de guia-interpretação para Libras aos surdocegos será requerido ao Núcleo de Acessibilidade (NAC) para demandas em sala de aula ou em qualquer outro tipo de atividade acadêmica. O NAC informará a quantidade, a disponibilidade e o local de atuação dos bolsistas. As demais tarefas de gerenciamento dos selecionados, como lista de frequência e acompanhamentos necessários ficarão sob a responsabilidade das coordenações de cada curso.

As bolsas têm duração de 12 meses e podem ser prorrogadas se houver disponibilidade de orçamento.

A Proest disponibilizou o e-mail [email protected] para esclarecimento de dúvidas e o telefone (82) 3214-1081 para atendimento aos candidatos das 9h às 14h.

Confira aqui o edital completo.