Educação

Repetiu o ano? Saiba como encarar o problema e recuperar o desempenho escolar

Reprovar não é algo bacana, mas se ocorreu, é preciso analisar os motivos que levaram a isso e estabelecer metas para recuperar notas

Por Assessoria 16/12/2022 12h46
Repetiu o ano? Saiba como encarar o problema e recuperar o desempenho escolar
Cursar novamente a mesma série, por mais duro que seja, às vezes é a melhor saída - Foto: Divulgação

O fim de ano chegou. Enquanto uma parte dos estudantes já curte as merecidas férias, outros ainda estão em recuperação, e há aqueles que já receberam o comunicado de que repetiram o ano. O que fazer quando isso ocorre? Como encarar da melhor forma, analisar o que houve e seguir em frente em busca de melhores resultados?

Quem repete de ano sempre acha que os pais, professores e amigos estão por aí criticando e o citando como exemplo negativo. Saiba que cursar novamente uma série não é vergonha alguma, apesar de ser, claro, uma situação desconfortável para o aluno e para os pais que ficam chateados.

“A reprovação vem a ser o conjunto de consequências geradas após um ano letivo. Pensar na reprovação não é somente pensar na nota não atingida pelo aluno, mas sim nos problemas enfrentados por aquele aluno e se questionar: será que aquele aluno não aprendeu significativamente o conteúdo? Será que ele não teve problemas emocionais que o machucaram e o fizeram não compreender os processos educacionais?”, questiona Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, professor de Pedagogia da Faculdade São Luís de França (FSLF).

Cursar novamente a mesma série, por mais duro que seja, às vezes é a melhor saída. Afinal, o estudante tem a chance de rever conteúdos, tirar dúvidas e chegar na série seguinte mais seguro e completo.

“É preciso uma força tarefa formada pelo aluno, escola e a família, para auxiliar o estudante neste processo. O aluno precisa refletir que o que ele perdeu, precisa ser recuperado daqui para frente. É preciso pensar nos conteúdos que demandam mais atenção, bem como as disciplinas que precisam de maior atenção, criar uma rotina de estudos e um organograma para que essa vida de estudos possa render, resultado assim, em melhores notas”, indica o professor.