Educação

Professor da Ufal leva ações do “No Fake – Internacional!” para Europa

Conferência em Barcelona discutiu a polarização Política nas Eleições do Brasil

Por Ascom Ufal 03/12/2022 17h05
Professor da Ufal leva ações do “No Fake – Internacional!” para Europa
Conferência em Barcelona discutiu a polarização Política nas Eleições do Brasil - Foto: Ascom Ufal

A convite do Programa de Doutorado “Comunicación y Periodismo” da Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (Espanha), o professor Mac-Dawison Buarque Lins Costa ministrou na última quarta-feira, 23 de novembro, a Conferência Comunicación, Desinformación y Polarización Política en Brasil. O evento, coordenado pela professora Cristina Pulido – do Departament de Peridisme i Cièncias de la Comunicació da UAB –, ocorreu na Facultad de Ciències de la Comunicació daquela universidade da Catalunha, no formato híbrido, sendo transmitido simultaneamente para um público composto por professores, pesquisadores e alunos de doutorado de diversos países ao redor do mundo, como Alemanha, Argélia, Bolívia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, França, México, Espanha, Portugal, Reino Unido, Rússia, Ucrânia, entre outros.

O tema da Conferência diz respeito à influência da comunicação nos processos organizativos da sociedade; o enfrentamento às Fake News; e o combate à desinformação nos recentes processos políticos eleitorais vividos no Brasil. Para o professor Mac-Dawison, a suscetibilidade e predisposição em acreditar no que é falso acarreta resultados preocupantes para momentos de crise e de decisão da sociedade.

O conferencista esclarece ainda que esses resultados tendem a se multiplicar com o avanço das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) e seus mecanismos de compartilhamento massivo, baseados em algoritmos e em outras dinâmicas da indústria da comunicação e cultura no mundo, gerando, por conseguinte o fenômeno da “desinformação”.

Segundo ele, esse fenômeno da desinformação acentua mais ainda o processo de polarização política, abrindo espaço para a radicalização de discursos e práticas violentas que atentam contra a democracia, os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito. Com essa iniciativa, acrescenta: “Tentamos levar para os pesquisadores e estudantes da UAB, da Espanha e de outras partes do mundo, a experiência colhida ao longo desses anos na Ufal e no Brasil, através do trabalho que vimos desenvolvendo desde 2017 com o Fórum de Direito e Políticas de Comunicação e com as discussões geradas a partir de seu principal produto: o evento ‘No Fake – Internacional!’, que já entrou no calendário de eventos de nossa universidade nos anos em que se realizam eleições”, afirma o docente.

O “No Fake” surgiu na Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca e é promovido em cada período eleitoral, pela Faculdade de Direito de Alagoas (FDA); Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA); e Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), todos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Mac-Dawison é professor do ICHCA e está à frente da Coordenação de Projetos Internacionais da ASI/Ufal. Atualmente encontra-se na Europa, desenvolvendo atividades de cooperação e pesquisa sobre Comunicação Internacional, Radiodifusão Educativa e Audiovisual Universitário nos processos de Internacionalização do Conhecimento.

As atividades dessa estancia investigativa se concentram no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación (OIC) sob a direção do professor Dr. Marcial Murciano, em colaboração com o Laboratori de Prospectiva i Recerca en Comunicació, Cultura i Cooperació (LAPREC), dirigido pelos professores, Teresa Velàzquez e Ricardo Carniel, todos daquela universidade europeia, onde o professor Mac é pesquisador convidado.