Educação

Enem 2022: tema da redação é 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil'

Tema proposto é o mesmo para os candidatos que fazem o Enem Digital. Quase 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas

Por g1 13/11/2022 15h24 - Atualizado em 13/11/2022 15h29
Enem 2022: tema da redação é 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil'
Enem 2022 acontece nos domingos 13 e 20 - Foto: Luciana Beder

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em uma rede social. A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (13).

O tema proposto é o mesmo para quem faz o Enem Digital. A prova teve início às 13h30. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame.

A prova de redação do Enem exige a produção de uma dissertação, em que o candidato precisa defender um ponto de vista.

Para Roberta Panza, professora e autora do Colégio e Sistema pH, o tema desta edição do Enem é "bem importante para o contexto" brasileiro. "Mesmo sem ter acesso aos textos de apoio, o que dá para dizer é que é um tema bem interessante, bem importante para o nosso contexto", avalia.

Segundo ela, o tema "dialoga muito com o eixo também de meio ambiente, porque fala da valorização das comunidades e dos povos tradicionais". Ela pondera ainda que o assunto é "bem universal", que faz refletir sobre cultura e sociedade.

"Estamos falando de minorias sociais históricas, que são grupos que sofrem e sofreram opressão. São grupos importantíssimos para o país. Pensar os desafios desses grupos dentro do nosso país é uma questão super importante, principalmente para alunos do ensino médio", diz.

Na avaliação de Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo, esse tema "é a cara do Enem.

"É um problema de ordem social que, portanto, vai levar o aluno a pensar em uma proposta de intervenção que valorize os direitos humanos. Nesse tema em especial, que valorize os direitos humanos das comunidades e dos povos tradicionais do Brasil", reflete.

Além da redação, os candidatos fazem as provas de linguagens e ciências humanas neste primeiro dia de Enem. Antes da prova, a ansiedade gerou diversos memes nas redes sociais.

Confira o tema da redação do Enem em outros anos


Enem 2021 - "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"
Enem 2020 - "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", na versão impressa; e "O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil", na digital.
Enem 2019 - "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".
Enem 2018 - "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"
Enem 2017 - "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"
Enem 2016 - "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
Enem 2015 - "A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira"
Enem 2014 - "Publicidade infantil em questão no Brasil"