Educação

Game Arapiraca: alunos de escola municipal criam jogo de aventuras com história da cidade

Game foi produzido durante atividades em sala de aula

Por Davi Salsa com assessoria 19/10/2022 08h51 - Atualizado em 19/10/2022 15h56
Game Arapiraca: alunos de escola municipal criam jogo de aventuras com história da cidade
Projeto digital conta a história de Arapiraca - Foto: Daniel Ferreira (cortesia)

Cinco alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Fernando Collor de Mello, no povoado Canaã, na área rural de Arapiraca, criaram um game inédito tendo como principal personagem o fundador Manoel André e pontos históricos da maior cidade do interior de Alagoas.

O jogo “Manoelzinho e a escola inteligente” foi desenvolvido durante três meses de atividades em sala de aula, pelos estudantes Lucas Emanoel Gomes, de 14 anos, Kleyton Rosa dos Santos, de 16 anos, Maxuel da Silva Félix, de 16 anos, Everton Bezerra da Silva, de 15 anos, e Maria Vitória de Lima, de 16 anos, todos sob a coordenação do professor de Matemática Daniel Ferreira.

O game de aventuras é similar ao Super Mario.

Manoelzinho busca os livros sagrados, que estão nos principais pontos turísticos da cidade.

A cada fase, o nível de dificuldades do jogo se eleva e, conforme cada jogador encontra um livro sagrado, com as disciplinas que estudam na escola, a pontuação vai aumentando.

O professor de Matemática Daniel Ferreira revela que a ideia de criação do game surgiu com a proposta de integrar o mundo da programação digital durante as atividades e mudar a rotina tradicional em sala de aula.

"Eles aceitaram a missão. A aluna Vitória desenvolveu o roteiro da história e o grupo criou os cenários e os desafios no jogo", explica.

Daniel Ferreira diz que a experiência como programador digital foi importante para conduzir os alunos com a aplicação dos códigos avançados.

Ele frisa que o aluno Kleyton Rosa fez o curso básico comunitário de Informática e os outros estudantes do grupo aprenderam os procedimentos durante o desenvolvimento do game.

Ainda de acordo com o professor da Escola Municipal Fernando Collor, localizada no povoado Canaã, na área rural de Arapiraca, o projeto recebeu o apoio do diretor Anderson e demais servidores da unidade de ensino.

“Nossa meta, agora, é buscar recursos financeiros para ampliar nossa capacidade tecnológica, continuar os estudos em tecnologia de programação para publicar e distribuir gratuitamente o game nas plataformas de download ", complementa Daniel Ferreira.