Educação

Educação prepara brigadeiro de biomassa para compor cardápio da Semana das Crianças

Produto é feito com a matéria orgânica da casca de banana verde, rica em fibras, vitaminas e sais minerais

Por Ascom Semed 04/10/2022 21h21
Educação prepara brigadeiro de biomassa para compor cardápio da Semana das Crianças
Alimento foi feito à base da casca de banana verde e vai compor o cardápio da Semana das Crianças - Foto: Ascom Semed

O cardápio para a Semana das Crianças vem sendo preparado com muita atenção e cuidado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). São receitas e alimentos que auxiliam na saúde e no aprendizado dos estudantes da rede de ensino municipal. Entre eles está o brigadeiro de biomassa. Feito à base de casca de banana verde, a receita tem sido testada para incrementar os lanches que serão destinados para as creches municipais entre os dias 10 e 14 de outubro.

A biomassa é a matéria orgânica retirada do resto de animais e vegetais que é utilizada como ingrediente de receitas naturais e como fonte de energia. Alimentos que seriam descartados são reutilizados.

O brigadeiro preparado pela equipe de Nutrição da Semed segue os critérios da resolução 6 de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que as receitas sejam produzidas com produtos da agricultura familiar, sem ultraprocessados, naturais, sem ou com o mínimo de açúcar.

A receita do brigadeiro de biomassa foi testada nesta terça-feira (4) na cozinha do setor, por Raquel Vieira, que é formada em gastronomia e merendeira formadora da rede e o técnico de Nutrição da Semed, Senildo José da Silva. Raquel contou que foram observados a textura, o sabor, a quantidade de chocolate, que tem 50% de cacau, e o tamanho do brigadeiro.

Depois do teste, o produto será levado ao setor para ser avaliado. Se aprovado, a receita será levada para as unidades escolares, que também serão acompanhadas pela equipe de nutrição da secretaria durante a semana das crianças.

Para Raquel, levar o brigadeiro de biomassa é também levar saúde para as crianças e é fundamental que a rede abrace a causa.

"Disponibilizar brigadeiro de biomassa para as crianças é agregar à saúde, ao corpo e à vida da criança. Eles têm contato diário com o brigadeiro à base de leite condensado, então a gente está oferecendo algo diferente e saudável. A gente está mostrando que é possível outras estratégias de alimentação", explicou a merendeira.

A coordenadora do setor, Rafaela Pessoa explicou que a receita é nutritiva porque é feita com uma fruta que é rica em fibras e vitaminas.

"A ideia de criar esse brigadeiro foi para atender as crianças com uma receita mais nutritiva e saudável. Essa receita é feita com a polpa da banana verde, que é rica em fibras, vitamina B, C e A, e rica em sais minerais. A receita talvez faça parte do cardápio de datas comemorativas, caso seja aprovada", destacou Rafaela.