Educação
Alunos da rede privada de ensino participam de projeto de incentivo à produção audiovisual em Maceió
Projeto é uma iniciativa do professor de História da Arte, Alexandre Lima, que visa apresentar o rico universo das produções cinematográficas aos alunos do Ensino Médio

Nesta quinta-feira (29) de setembro, os estudantes irão participar de uma cerimônia que fará alusão a entrega do Oscar com o objetivo de premiar as melhores produções de cinema criadas pelos próprios alunos. O projeto “Curtas: Luz, Câmera, Ação!” é uma iniciativa do professor de História da Arte, Alexandre Lima, que visa apresentar o rico universo das produções cinematográficas aos alunos do Ensino Médio.
Através de produções dos mais variados gêneros como terror, comédia, ação, drama, suspense e outros, os alunos das séries finais abordam temáticas contemporâneas permitindo a discussão sobre assuntos pertinentes no processo de ensino- aprendizagem, afirma Alexandre Lima - professor idealizador do projeto.
Para a realização do projeto, os alunos seguem algumas etapas importantes para o processo de desenvolvimento do produto, que é um filme de curta duração. Faz parte das etapas de produção a criação do roteiro de cinema, que dialoga com a disciplina de língua portuguesa e redação, pois os alunos desenvolvem habilidades de criar textos, seguindo uma sequência lógica da trama escolhida pelo grupo. No que diz respeito ao processo de filmagem, é possível sensibilizar o estudante quanto ao exercício da empatia e o rompimento das barreiras encontradas no trabalho em grupo. Sem falar, que o fato de atuar ajuda o aluno a perder a timidez diante das câmeras, bem como trabalhar a oralidade e a interpretação dando vida aos personagens da trama escolhida de forma democrática entre eles.
O projeto educacional através do cinema desperta nos alunos o interesse pela pesquisa sobre história geral com foco no cinema e na fotografia, o que acaba interagindo com as disciplinas de Química, Física e História.
É importante citar o uso das novas tecnologias ao falarmos do processo de edição, que envolve um trabalho minucioso de organização de detalhes como: trilha sonora, recortes de cenas, iluminação e produção de cartazes que possa referenciar de forma atrativa o produto cultural criado pelos alunos.
Por último, acontecerá o evento da premiação, onde professores, coordenadores e alunos interagem de forma dinâmica na entrega do Oscar, com apresentações artísticas, exibição dos trabalhos aclamados pela crítica e entrega das estatuetas aos trabalhos, que foram previamente analisados pela equipe docente da escola.
Mais que a produção de um filme, o projeto “Curtas: Luz, Câmera, Ação!” é um trabalho pedagógico que desenvolve o respeito, a amabilidade, a resiliência e outras competências socioemocionais tão necessárias para os dias de hoje.
Confira algumas das produções:
O MAL DO SÉCULO
Produção do 2ª Série do Ensino Médio:
A ARQUITETA
Produção do 2ª Série do Ensino Médio:
POMODORO
Produção da 1ª Série do Ensino Médio:
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia