Educação

Especialista ensina a identificar novas possibilidades em profissões

Reinvenção constante do mercado de trabalho pode favorecer abertura de muitas outras possibilidades em áreas que já tenham muitos profissionais

Por Assessoria 20/09/2022 17h02
Especialista ensina a identificar novas possibilidades em profissões
Ao longo do período de pandemia de Covid-19, muitas foram as transformações no mercado de trabalho - Foto: Assessoria

O mercado de trabalho está em constante evolução e acompanhar esse movimento é uma necessidade em qualquer área de atuação. Mesmo porque, novas funções e possibilidades estão surgindo em meio a áreas e profissões que tenham muitos profissionais formados no mercado. Essas mudanças, no entanto, ocorrem em alta velocidade, como afirmam especialistas em gestão e carreiras. Por isso, é preciso sensibilidade para identificar novos nichos de mercado e continuar se destacando em segmentos como Jornalismo, Direito e Engenharia.

Ao longo do período de pandemia de Covid-19, muitas foram as transformações no mercado de trabalho. Os mecanismos criados por muitas empresas para a continuidade das atividades e prestação de serviços ocasionaram o surgimento de novas possibilidades em meio à crise. Essas adaptações projetaram de certa forma algumas profissões e funções que continuam em alta em 2022 - e que devem continuar por mais tempo.

Para o professor Werson Kaval, docente de MBA e Pós-Graduação nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios/Startups do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), a otimização dos processos e o uso da tecnologia para dinamizar o modo de trabalhar durante a pandemia favoreceram o surgimento de oportunidades em meio a um cenário de crise.

“Essas adaptações, que foram necessárias para aquele momento, impulsionaram profissões graças à criação de novas funções para atender a demanda. O próprio ensino à distância, impulsionado pelas medidas restritivas, demandou uma gama de profissionais especializados na produção de conteúdo audiovisual, marketing digital, entre outros. Assim, entre as profissões que seguem em alta em 2022 estão as ligadas à área de tecnologia, ao e-commerce que também foi fortalecido, além das áreas de logística e distribuição”, observa Kaval.