Educação
UNINASSAU realiza evento sobre pobreza menstrual
Atividade, que também abordará violência de gênero, acontecer na segunda-feira (28), às 19h, no auditório da Instituição
O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, por meio da Liga Acadêmica de Criminologia e Direitos Humanos do curso de Direito, realizará, na próxima segunda-feira (28), o evento "Direitos Humanos, Violência de Gênero e Desigualdade Social: Perspectivas em Debate". A atividade está marcada para iniciar às 19h, no auditório da Instituição, que fica localizada na Rua José de Alencar, número 511, bairro Farol.
A programação terá início com uma mesa redonda que debaterá o tema "Diálogos sobre violência de gênero e pesquisa jurídica". Participarão deste momento as bacharéis em Direito pela UNINASSAU Maceió Samara de Oliveira, Marla Alencar e Luísa Goulart, que foram membros da Liga Acadêmica de Criminologia e Direitos Humanos e vão falar sobre o conteúdo das suas pesquisas de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) dentro da liga acadêmica.
Dando seguimento à programação, o assunto abordado será a campanha contra pobreza menstrual e haverá uma exposição do livro "Mulheres, feminismos e interseccionalidade nas ciências criminais: escritos em homenagem a Sueli Carneiro". Farão parte desta segunda mesa a professora de Direito da Universidade Federal de Alagoas e membro do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, Elaine Pimentel; a advogada e coordenadora geral do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, Paula Lopes; e a professora da UNINASSAU Maceió e coordenadora da Liga Acadêmica de Criminologia e Direitos Humanos, Elita Morais.
"O evento pretende trazer à tona a importância das discussões de gênero, tanto no âmbito da pesquisa jurídica, quanto como forma de afirmar os direitos humanos das mulheres, em especial o direito de viver uma vida livre e sem violência. A campanha contra a pobreza menstrual também se insere nessa perspectiva: discutir a situação de vulnerabilidade social nas quais algumas mulheres encontram-se inseridas e como as desigualdades sociais, aprofundadas no período da pandemia, colaboram para as diversas formas de violência contra as mulheres", afirma a professora da UNINASSAU e coordenadora da liga, Walerya Cipriano. A coordenação é composta ainda pelos professores Lyvia Sales, Elita Morais e Paulo Rodrigues.
O evento é, também, uma campanha contra a pobreza menstrual. Por isso, apesar de a participação ser gratuita, a organização do evento solicita dos participantes a doação de um absorvente, lenço umedecido e/ou sabonete íntimo, que devem ser entregues no credenciamento do evento para validar a inscrição. Todo material arrecadado será destinado ao Centro de Defesa dos Direitos da Mulher.
Serviço
Direitos Humanos, Violência de Gênero e Desigualdade Social: Perspectivas em Debate
Data: 28/03/2022
Horário: 19h
Local: Auditório da UNINASSAU Maceió (Rua José de Alencar, 511 - Farol)
Inscrição: Gratuita, mediante a doação de um absorvente, lenço umedecido e/ou sabonete íntimo
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas