Educação
Dia do Bibliotecário: o que faz esse profissional e onde ele pode atuar?
Ao contrário do que se pode imaginar, o profissional da biblioteconomia pode atuar em outros locais, além das bibliotecas

Neste sábado, 12, se comemora o Dia do Bibliotecário e se engana quem pensa que esse profissional atua apenas na catalogação de livros e arquivos em bibliotecas públicas e privadas. Além das bibliotecas, esse profissional também pode atuar em diversos outros locais, como centros de informação, bancos de imagens, agências de publicidade, institutos de pesquisa, museus, entre outros.
“O público em geral acha que a função do bibliotecário é só emprestar livro e não é. Hoje em dia, principalmente com a tecnologia da informação em alta, mudando os formatos - que não é mais físico, a maioria - você pode trabalhar em plataformas digitais. O Google, por exemplo, tem muitos bibliotecários, eu trabalhei em uma CDOC [Coordenação de Documentos Compartilhados] de um jornal. Há um leque muito amplo para trabalhar”, conta Jadinilson Afonso de Melo, bibliotecário chefe do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).
Ao contrário do que se pode imaginar, Jadinilson esclarece que a tecnologia se tornou uma aliada para os profissionais da biblioteconomia, já que, através dela, a busca por informações se tornou mais eficiente e substituiu ações que antes eram feitas manualmente.
O profissional também expôs que a profissão, assim como outras, apresenta desafios tanto no mercado de trabalho, quanto para a profissionalização de quem a escolhe.
“O desafio do bibliotecário é permanecer atuante com as novas tecnologias. O profissional, hoje em dia, tem que estar capacitado cada vez mais, conhecer outros idiomas – as informações, cada vez mais, são globalizadas. Não cabe mais ao profissional apenas recuperar informações em português, tem que saber vários idiomas, tem que ser multidisciplinar, tem que conhecer vários assuntos. O bibliotecário não pode ser só o técnico, ele tem que saber gestão de pessoas, gerir orçamento, conhecer sobre marketing”, pontua.
Ao se tratar do mercado de trabalho, Jadinilson frisa que é necessário que empresários e gestores conheçam a importância do bibliotecário, por se tratar de um profissional que pode atuar em diversos ramos e empresas. Ele reforça que o bibliotecário também é um profissional que agrega e proporciona retorno positivo.
Há 24 anos Jadinilson atua como bibliotecário. O profissional possui experiência em bibliotecas públicas e privadas de Pernambuco e Alagoas e, há quase três anos, integra o quadro de funcionários da Unit Alagoas. Além da catalogação de livros e arquivos da instituição, ele também ensina os estudantes a realizar buscas de forma otimizada no acervo bibliotecário da instituição.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia