Educação

Emoção toma conta da formatura de Engenharia Civil e de Produção da FAT

Durante solenidades de aposição da placa e colação de grau, formandos relembraram momentos que marcaram os 5 anos de curso

Por Assessoria / FAT 14/08/2017 17h47
Emoção toma conta da formatura de Engenharia Civil e de Produção da FAT
Reprodução - Foto: Assessoria

Cinco anos se passaram até o tão esperado momento da formatura. E o misto de saudade e alívio pela finalização de mais uma etapa na construção da carreira profissional foi vivido, durante essa semana, pelos alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) que participaram, na última quarta-feira (10.8), da solenidade de aposição de placa, realizada no auditório da FAT Barro Duro e, na última quinta-feira (11.8), da colação de grau, realizada no auditório do Colégio Contato. “O sentimento é de grande satisfação por, mais uma vez, cumprirmos nossa missão de formar profissionais efetivamente qualificados para o mercado de trabalho”, emociona-se a diretora executiva da FAT, Fátima Lippo, que conferiu o grau dos 44 formandos.

Um deles foi José Aldo Correia que trabalha como supervisor de planejamento e controle de manutenção de uma usina localizada no município de Coruripe (AL). “Todos os dias, saía do trabalho e viajava os 90 km para assistir às aulas, em Maceió. Depois, voltava para casa e, às 6h, tinha que estar de volta ao trabalho”, conta ele, que tinha um objetivo: ser promovido a engenheiro de planejamento e controle de manutenção. E ele conseguiu! “Estou aguardando apenas o diploma para realizar mais um sonho profissional. Agradeço a todos os professores pelo incentivo. As lições que aprendi durante o curso eu levarei para minha vida”, agradece ele que já se organiza para ingressar no curso de pós-graduação.

Conciliar a carga horária de trabalho com as aulas também não foi tarefa fácil para o Técnico em Edificações, Robério Melo. Mas ele também tinha um foco: a promoção para engenheiro do setor de assistência técnica da construtora onde trabalha. “Iniciei o curso em outra faculdade, mas descobri na FAT uma didática mais efetiva e professores mais preparados.  Hoje sei que fiz a melhor opção. É essa segurança, a certeza de que sou um profissional completo, que fez todo o sacrifício valer a pena! ”, conta ele.

“Assim como o Aldo, tenho certeza que todos da turma serão excelentes profissionais. Estamos muito felizes”, destaca a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Renata Correia. “Cada turma que se forma é uma emoção diferente. Prezamos, em todo o tempo, pela formação sólida e de qualidade. A sensação é de dever cumprido”, salienta Renilda Correia, coordenadora do curso de Engenharia Civil.

Sensação compartilhada pela administradora Sue Reginis de Carvalho que, há 5 anos, decidiu realizar o grande sonho de ser engenheira civil. “Também trabalho os dois horários e confesso que a jornada foi cansativa. Mas o suporte e incentivo que recebi aqui, tanto da coordenação do curso quanto dos professores, fez a diferença na minha formação e, graças a essa equipe, posso comemorar hoje a minha formação em Engenharia Civil”, conta, emocionada. O que falar do coração dos pais dos formandos, eles que acompanharam de perto o sacrifício dos filhos? Jô Barbosa, mãe da formanda Anyelle Barbosa, era só alegria. “Difícil conter as lágrimas nesse momento. Minha filha sempre foi guerreira, otimista, persistente e perfeccionista, e isso a ajudou muito durante o curso. Moramos em Arapiraca e, mesmo longe da família, ela nunca desistiu do sonho de ser Engenheira”, orgulha-se.  

“Agradeço, em nome da turma, a todos os professores que compartilharam conosco seus conhecimentos e nos auxiliaram na busca da realização plena do nosso ideal profissional e humano”, disse Viviane Agra, uma das oradoras da turma, durante a aposição da placa. Para Juliana Omena, diretora de ensino da FAT, a conclusão de uma turma é sempre uma grande alegria. “Comemoramos, junto aos alunos, o encerramento de mais uma jornada na educação. Essa é uma turma muito dedicada, com alunos preparados e, em sua maioria, já empregados ou com propostas de emprego na área. Como diretora de ensino é um orgulho fazer parte dessa história”, finaliza.