Educação

Seades e Ufal assinam contrato para capacitação de mais de 2.700 técnicos em AL

Secretaria lança também o portal CapacitaSuas que receberá a pré matrícula dos interessados

Por Assessoria 04/05/2017 16h44
Seades e Ufal assinam contrato para capacitação de mais de 2.700 técnicos em AL
Reprodução - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), assinou, nesta terça-feira (2), contrato junto à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o intuito de capacitar 2.778 servidores públicos alagoanos que atuam na área de Assistência Social. A ação, que é inédita no Estado, faz parte do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, o CapacitaSuas. A escolha da Universidade para implantação do programa em Alagoas se deu por meio de pregão eletrônico realizado em dezembro de 2016, na Agência de Modernização de Serviços de Alagoas (Amgesp).

A capacitação, prevista iniciar ainda no primeiro semestre de 2017, tem como objetivo desenvolver habilidades e potencialidades dos trabalhadores que prestam service socioassistencial em três eixos principais: Introdução ao provimento dos serviços e benefícios por meio do Sistema Único de Assistência Social; Atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do Suas; Atualização em gestão financeira e orçamentária do Suas.

Para o secretário da Seades, Fernando Pereira, esse momento é um marco importante na política de assistência social de Alagoas e avalia de forma positiva a parceria entre Universidade e Estado. “É fundamental aprimorar a oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais no Estado. Essa era uma demanda antiga e tendo consciência que a qualidade na prestação de serviços é uma prioridade da Seades, fomos à luta, junto ao Governador do Estado, Renan Filho, para conseguir realizar a primeira fase de capacitações do Suas em Alagoas e conseguimos”, explica o secretário.

Na ocasião, o superintendente de Avaliação e Gestão de Informação da Seades, Rodrigo Araújo, tornou público o  portal http://capacitasuas.seades.al.gov/, para a realização da pré-inscrição dos candidatos, que deve ser realizada em um prazo máximo de 30 dias. No portal, os interessados serão informados sobre o número de vagas dos oito cursos que serão ofertados nos pólos de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maceió e ementa de cada curso. “O portal estará disponível a partir dessa quarta-feira para que os gestores e técnicos de nível superior e médio, que atuam nos 102 municípios alagoanos possam efetuar a pré-inscrição. Devido ao número limitado de vagas ficará a cargo do gestor municipal confirmar a matrícula de cada técnico”, explica o superintendente.

Para a reitora da Ufal, Valéria Correia, que  também já foi coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade,  o empenho conjunto de vários setores tornou possível oficializar essa parceira.  “Nós já compreendiamos a necessidade de colocar em prática esse projeto, apesar de ter sido um processo longo, que atravessou gestões diferentes dentro da Universidade, presenciar a materialização disso é, sem dúvida, gratificante”, disse a reitora.

O valor do contrato é cerca de R$1.709.431,71, disponibilizado por meio do Fundo Nacional de Assistência Social. Esse montante inclui despesas para contratação de instrutores, compra de equipamentos e  alimentação. Em contra partida os municípios devem arcar com as despesa de deslocamento e alojamento dos técnicos.

Capacitasuas

O Capacitasuas é um programa do Governo Federal, instituído por meio da Resolução n.º 8/2012 do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e abrange ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, que devem impactar na carreira do trabalhador do SUAS, além de potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais.