Educação

Escola Sesi inicia ano letivo com espetáculo sobre meio ambiente

Peça teatral "Espetaculix" faz parte do projeto Relix, patrocinado pelo Sesi/AL

Por Comunicação Sistema Fiea 06/02/2017 15h36
Escola Sesi inicia ano letivo com espetáculo sobre meio ambiente
Reprodução - Foto: Assessoria

O primeiro dia letivo de 2017 na Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, no bairro da Cambona, foi de muita diversão e aprendizado. Os estudantes foram recebidos pela equipe pedagógica na quadra da unidade de ensino, onde assistiram ao “Espetaculix”. A peça teatral faz parte do projeto Relix, patrocinado pelo Sesi/AL, que conscientiza as pessoas sobre a destinação correta do lixo.

“É maravilhoso! Na disciplina que ensino, o Meio Ambiente é um dos temas trabalhados e, aqui, eles estão vendo de maneira lúdica o que é abordado em sala de aula, de forma teórica”, afirmou a professora de Geografia, Paula Renata.

No espetáculo, que une a participação dos atores, bicicletas coletoras, marionetes e sacos de lixo, os personagens principais – Raí Repensalix, Renato Recusalix, Rafael Reduzalix, Raul Reutilizalix, Rita Reciclalix, Ricardo Limpalix e Roberto Catalix – lutam contra o dragão da poluição. Numa abordagem lúdica, eles ensinam como vencê-lo, por meio de orientações para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.

Entre olhares atenciosos e risadas, a garotada aprendeu que os bons exemplos devem ser seguidos. “A gente precisa ser igual aos 5Rs, contra o lixo, além de conscientizar as pessoas como fizeram com o Raí [anti-herói que, durante a trama, se une aos outros 4Rs na luta contra a poluição]”, afirmou Alan Delon, de 13 anos, aluno do 9º ano.

Queimar resíduos, também não pode, explica Alice Ruanda Passarinho, 13, também do 9º ano. “É bom reciclar e evitar queimadas, pois gera gases e contribui para agravar o efeito estufa”, declarou a estudante.

Consciência

O Relix, iniciativa do Instituto Origami, com o patrocínio do Sesi/AL, leva educação ambiental para escolas e indústrias alagoanas. O intuito é criar consciência da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de evitá-lo o máximo possível. Entre as atividades do projeto estão apresentações teatrais, doação de lixeiras seletivas a escolas e de 30 bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, entre outras.