Educação

Ufal e Governo de AL discutem parceria para Bienal Internacional do Livro 2017

Evento que acontece entre os meses de setembro e outubro terá as duas instituições como realizadoras

Por Ascom / Ufal 26/01/2017 17h49
Ufal e Governo de AL discutem parceria para Bienal Internacional do Livro 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador de Alagoas, Renan Filho, recebeu, na manhã de segunda-feira (23), a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, para discutir o formato da parceria estabelecida entre o Governo e a Universidade na realização da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

De acordo com Valéria Correia, o evento tem data prevista para acontecer entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro e terá como tema desta edição o bicentenário de Alagoas, fazendo parte do calendário de comemorações oficiais do Estado. E reforçou a importância de poder contar com o executivo estadual num momento de dificuldades financeiras. “Numa época de crise da Universidade, esta parceria, para nós, é essencial”, ponderou.

Os gestores discutiram sobre as contrapartidas oferecidas pelo governo para a realização da Bienal, dentre elas a cessão do Centro de Convenções, local que já abrigou edições anteriores. Para Osvaldo Maciel, este é o único espaço público de Alagoas que comporta um evento tão grandioso e que chega a receber cerca de 200 mil pessoas em um único dia.

O diretor da Edufal ressaltou que a reunião marca o início oficial dos trabalhos de organização da Bienal, mas que uma série de ações já vêm sendo pontuadas no planejamento da editora e compõem o projeto que deve tramitar em breve pela Câmara Administrativa e pelo Consuni.

Renan Filho ouviu atentamente às solicitações dos representantes da Ufal e colocou sua equipe e suas secretarias à disposição para compor a organização do evento. “Vamos fazer um esforço para fazer desta Bienal, dentre todas que já aconteceram, a melhor”, disse.

Outras parcerias Ufal - Governo de Alagoas

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, mencionou diversas parcerias importantes entre a Ufal e o Governo do Estado, dentre as quais se destaca a reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC), que acontecerá em 2018 na Ufal.

Guedes lembrou, ainda, que com a iniciativa em sediar o evento a Ufal traz para Alagoas investimentos em diversas áreas, como a rede hoteleira e o setor de serviços, ao movimentar milhões de pessoas da comunidade acadêmico-científica nacional e internacional.