Economia
Juceal apresenta evolução do ambiente de negócios para o setor produtivo de Alagoas na Fiea
Dados da Juceal revelaram a evolução no número de abertura de empresas, que atualmente conta com 310.992 negócios com registro ativo
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentou a evolução do âmbito de negócios no estado e o panorama atual do ambiente de licenciamento em reunião na quinta-feira (30), com o setor produtivo de Alagoas e dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), na Casa da Indústria, em Maceió. Os dados da Juceal revelaram a evolução no número de abertura de empresas, que atualmente conta com um ambiente de 310.992 negócios com registro ativo.
No encontro foram destacadas as melhorias na estrutura da autarquia e o projeto de aprimoramento do ambiente de licenciamento em Alagoas, que tem como foco promover um ambiente de negócios favorável ao empreendedor. Essa ação, que se trata de uma nova fase da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), contou com assinatura de contrato no dia 19 de setembro.
Explicando o projeto, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, reforçou a necessidade de apoio às indústrias e ao setor produtivo, especialmente em relação à desburocratização dos processos para alterações contratuais e licenciamentos complexos.
“Para conscientizar os municípios, a gente fez o primeiro workshop reunindo cidades da Região Metropolitana. Estamos em fase de implementação da fase 2 da Redesim, com visitas, consultoria e implementação das ações necessárias. Em breve, será divulgado um ranking, em parceria com a AMA, estabelecendo a posição de cada município. Para acompanhar o progresso, estabelecemos um comitê que conta com a participação do Sebrae”, destacou.
Na ocasião, o diretor-técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), Keylle Lima, elogiou o compromisso da Juceal com a inovação do ambiente de negócios. “Acredito que superamos a etapa da burocracia na abertura de empresas. A Junta Comercial se transformou em um facilitador para pequenos negócios, com uma perspectiva mais abrangente. Não solucionamos as questões apenas com recursos humanos, mas, também, com as ferramentas já implementadas em diversas áreas, e através da integração. Agradeço e parabenizo por este momento em que iniciamos esta jornada”, salientou Keylle Lima.
O encontro também contou com uma palestra sobre tributação e os impactos para empresários e pessoas físicas.
Mais lidas
-
1Crise de ansiedade
Raí Saia Rodada cancela shows e equipe revela diagnóstico
-
2Atendimento
Ministério da Saúde leva para Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, em Alagoas, carretas de saúde do programa Agora Tem Especialistas
-
3Nova convulsão
Henri Castelli saiu do BBB 26? Galã da TV Globo passa mal de novo logo após chegar à casa
-
4Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
5Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo



