Economia
Mercado imobiliário alagoano mostra crescimento e otimismo para 2026
Análise aponta que Alagoas continua sendo um dos mercados mais promissores do Nordeste

Faltando pouco mais de dois meses para o final de 2025, o mercado imobiliário começa a fazer a avaliação dos resultados. A análise aponta que Alagoas continua sendo um dos mercados mais promissores do Nordeste, de acordo com o Índice FipeZAP. Uma das justificativa para isso é o aumento do turismo e o crescimento populacional, que têm provocado uma procura maior por moradias, especialmente nas áreas urbanas e região litorânea.
De acordo com o mais recente relatório da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Nordeste se destaca como a 2ª região que mais lançou unidades residenciais em 2024, com um crescimento superior a 11,3% em comparação ao ano anterior. E o que esperar de 2026? A projeção indica que o mercado imobiliário do Nordeste seguirá aquecido em 2026, com destaque para o setor de baixa e média renda, impulsionado por programas habitacionais e pela busca por imóveis mais acessíveis.
Em Alagoas, a valorização constante de imóveis em áreas estratégicas e a diversificação de empreendimentos contribuem para este cenário otimista, que tem a capital e cidades como Arapiraca, Marechal Deodoro e Rio Largo atraindo novos empreendimentos. Em agosto de 2025, por exemplo, a valorização na capital chegou a 8,61%, superando a inflação, segundo Índice FipeZAP.
É justamente para reduzir o déficit habitacional, que as construtoras têm investido na diversificação dos empreendimentos. Um exemplo é a MRV, a maior construtora e incorporadora da América Latina, com 14 anos de atuação em Maceió, 32 empreendimentos lançados e mais de 22 milhões investidos em obras de urbanização, que lançou neste ano, somente na capital alagoana, 1.088 unidades habitacionais e já planeja sua atuação em 2026 para atender à crescente demanda por habitação popular e de classe média.
“Atualmente, um a cada 59 maceioenses mora em um imóvel MRV. Para atender a uma demanda crescente, só neste segundo semestre, fizemos o lançamento de 500 unidades habitacionais, todas na parte litorânea da capital. É uma região com localização privilegiada, próximo a orla, infraestrutura, mobilidade e uma demanda crescente por imóveis, por isso, continuamos com os investimentos nessa localidade”, explica Alessandro Almeida, diretor comercial da MRV na região Nordeste. Os residenciais apresentam opções com 2 quartos, varanda, torres com elevador e uma área de lazer completa e se enquadram no programa Minha Casa, Minha Vida, com condições de financiamento facilitadas.
No bairro de Cruz das Almas, por exemplo, a MRV fez o lançamento do Residencial Mirante das Águas, com 280 unidades com dois quartos, opções com varanda e área privativa, distribuídas em 14 blocos, oferecendo, além de localização privilegiada e próximo ao mar, área de lazer com churrasqueira, playground, quadra recreativa e petplace.
“Já entregamos outros empreendimentos em Cruz das Almas; é uma região com localização privilegiada, próximo a orla, infraestrutura, mobilidade e uma demanda crescente por imóveis, por isso, continuamos com os investimentos nessa localidade”, avalia Alessandro Almeida, diretor comercial da MRV na região Nordeste. O executivo reforça que 100% das unidades se enquadram no programa Minha Casa Minha Vida, com condições de financiamento facilitadas.
Os empreendimentos lançados no primeiro semestre de 2025 – Residenciais Mar de Capri e Mata das Carnaúbas, no Antares e no Tabuleiro dos Martins, respectivamente, ambos na parte alta da cidade, totalizam 592 apartamentos de 2 quartos, com área de lazer completa.
“O Nordeste apresenta crescimento consistente, qualidade de vida e valorização patrimonial, por isso, a região é um dos territórios mais estratégicos para o mercado imobiliário brasileiro atual e Maceió tem assegurado resultados significativos para a MRV, com políticas públicas de habitação como o programa Minha Casa, Minha Vida, que vêm ampliando o acesso à casa própria para diferentes faixas de renda, contribuindo com esses índices. E para 2026, a nossa programação inclui o lançamento de mais de 1.000 unidades habitacionais, divididas em quatro empreendimentos”, adianta o executivo.
Sobre a MRV
Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia: www.mrv.com.br .
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
3Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
4Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
5Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo