Economia
Festival Afro Criativo destaca o afroempreendedorismo e a inovação

A Rede Cenafro, realizadora do Festival Afro Criativo, atua desde 2016 como um arranjo colaborativo dedicado à valorização da economia criativa afrocentrada. Ao longo de sua trajetória, já promoveu sete edições do Festival Afro Criativo, quatro Feiras Afrocriativas, formações para afroempreendedores em áreas da Economia Criativa, além de projetos culturais como o Djavaniano.
O Festival Afro Criativo chega agora à sua oitava edição reafirmando sua vocação como espaço de celebração, reflexão e fortalecimento das economias criativas afrocentradas. Neste ano, o evento integra a programação do IAPOIS – 1º Evento Integrador do IFAL Campus Maceió, consolidando parcerias estratégicas entre a Rede Cenafro, o Formmer Afro e o Grupo de Design e Estudos Interdisciplinares (GEID/IFAL).
Com o tema Afrofuturismo, o festival propõe diálogos que unem ancestralidade, arte, ciência, tecnologia e inovação, convidando o público a imaginar futuros possíveis a partir das raízes da cultura negra. Como lembra o mote do encontro, “o futuro é ancestral”, reforçando que projetar o amanhã é também reconhecer e valorizar as memórias e saberes transmitidos pelas gerações anteriores.
A programação teve início no dia 09 de setembro, com o Painel: Narrativas Afrofuturistas, e segue no dia 24 de setembro, com o Painel: Afroempreendedorismo – Inovação, Cultura e Justiça Epistêmica, conduzido por Jonathan Silva — mestre em Inovação, doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI/UFS), cofundador da Rede Cenafro e gestor da Formmer Afro.
📅 Data: 24 de setembro de 2025
⏰ Horário: 14h
📍 Local: IFAL – Campus Maceió | Sala do Curso de Design de Interiores (Rua do Ferroviário)
🔗 Inscrições gratuitas: https://doity.com.br/festival-... Festival Afro Criativo é uma experiência coletiva que ultrapassa o formato de evento, reunindo diálogos, criações e reflexões sobre as interseções entre identidade, tecnologia e cultura. Em cada edição, reafirma-se como um espaço de fortalecimento das economias criativas afrocentradas e de encontro entre artistas, pesquisadores, estudantes e comunidades que transformam saberes em futuro.
Realização: Formmer Afro & Rede Cenafro
Parceria: IFAL – Campus Maceió | Design IFAL | GEID
Fomento: PNAB | Governo de Alagoas | Ministério da Cultura | Governo Federal – Brasil União e Reconstrução
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
3Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
4Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
5Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo