Economia
Tilápia gigante conquista o paladar do alagoano

A Tilápia gigante não é uma espécie específica, mas sim um termo popular para a tilápia de grande porte que é cultivada e servida por muitos estabelecimentos. A tilápia é originária da África e já era cultivada em aquicultura no antigo Egito, há cerca de 4.000 a.C. Foi introduzida no Brasil e se adaptou bem ao clima tropical. A tilápía-do-nilo, (a principal espécie produzida) e outras variedades foram introduzidas em 1971 pelo Departamento Nacional de Obras contr a Seca, e se espalhou. Mas até chegar aos restaurantes, levou um bom tempo. E cair nom gosto das pessoas, mais tempo ainda.
Em Maceió, um restaurante, que é cervejaria e petiscaria, o Bora Lá, na Levada, se tornou famoso por servir uma "tilápia frita gigante" e foi inclusive premiada por isso. Embora a espécie não seja única, o estabelecimento se destaca preparar tilápias que atingem tamanhos impressionantes, que pode passar dos 3 quilos facilmente.
Segundo especialistas, uma tilápia gigante de qualidade tem que ficar super crocante por fora e suculenta por dentro. Assim é a tilápia do Bora Lá.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo