Economia
Madeira reaproveitada impulsiona trabalho de artesãos da Ilha do Ferro
Artistas populares do sertão alagoano estão transformando material em peças artesanais

Artesãos da Ilha do Ferro estão reutilizando madeiras provenientes da supressão vegetal para produção de peças decorativas e utilitárias. O material, originário das obras de melhoria urbana e construção de equipamentos públicos em Maceió, foi destinado à Associação dos Artesãos da Ilha do Ferro, que possui 50 artistas populares associados e desenvolve uma produção reconhecida pela originalidade e preservação de técnicas tradicionais.
Localizada às margens do Rio São Francisco, no sertão alagoano, a Ilha do Ferro é um povoado ribeirinho que se tornou referência nacional pela criatividade de seus artesãos, especialmente pelas esculturas em madeira. Essa atividade é uma das principais fontes de renda para a comunidade e contribui para movimentar a economia local
O presidente da Associação, Yang da Paz Farias, destaca que a parceria é importante para as famílias da comunidade. “A matéria prima doada viabiliza a nossa produção e ao mesmo tempo nos dá o tempo necessário para plantar novas árvores e garantir madeira de forma sustentável no futuro”, afirma Yang.
A supressão vegetal necessária para a execução das obras é devidamente licenciada pelos órgãos ambientais competentes e está sendo compensada conforme determina a legislação vigente.
O manejo ambientalmente adequado de madeiras é uma ação integrada às obras de melhoria urbana e construção de equipamentos públicos em andamento na cidade. A adoção de medidas para reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol está prevista no Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos