Economia
Na terra da cana de açúcar o cacau começa a ocupar espaço
Uma das missões da marca Cacau Matriz é também estimular a expansão da cultura do cacau em Alagoas

O cacau é nativo das regiões tropicais da América Central e do Sul, especialmente na Amazônia e em áreas próximas. Acredita-se que a região do Equador seja o local de origem da domesticação do cacau, com evidências de seu uso há mais de 5.300 anos. Mas foi na região da América Central e do México que os povos originários trouxeram a inovação de cultivar e domesticar o cacau. Eles fermentavam as sementes do fruto para o preparo de uma bebida amarga, chamada pelos astecas de chocolatl ou cacahuatl. Desse termo deriva a palavra chocolate.
E muita gente está se perguntando, mas cacau em Alagoas, e chocolate em Matriz de Camaragibe. É sim, a terra da cana de açúcar, tem agora também cacau e chocolate. E tudo começou há uns 5 anos, durante uma trilha em uma reserva de Mata Atlântica, na região de Matriz do Camaragibe, que o agricultor Ramon Dantas se deparou com pés de cacau em uma área que teria sido um antigo engenho de cana de açúcar. E foi pela curiosidade, aliada à sua experiência com a agricultura familiar, que buscou mais informações sobre a origem e o potencial da produção de cacau em Alagoas. Após quatro anos de pesquisa e apoio de consultorias, ele fundou, no ano passado, a Cacau Matriz, a diretas de clientes por meio do Instagram e outras redes sociais.
Ramon conta que, apesar de toda a pesquisa pessoal realizada, foi apenas com o suporte de consultorias que a fábrica conseguiu desenvolver processos como a padronização de receitas e o controle de temperatura, melhorando a qualidade e a durabilidade dos diversos tipos de chocolate — incluindo versões mais nobres, com 60%, 80% e até 100% de cacau — além de chocolates brancos e pastas de cacau (mescladas com amendoim), entre outros produtos.
Segundo o fundador da Cacau Matriz (que hoje também acumula o cargo de vice-prefeito de Matriz do Camaragibe), uma das missões da marca é também estimular a expansão da cultura do cacau em Alagoas, por meio do mapeamento de pequenos produtores no Estado e da distribuição de mudas, incentivando o aumento da produção local. “Nossa meta é distribuir cerca de 10 mil mudas de cacau por ano para ajudar os produtores locais a expandirem sua produção”, afirma Ramon, que continua atuando como guia pela trilha hoje conhecida como Vale do Cacau, na reserva da Usina Santo Antônio, para mostrar que 100% do cacau utilizado na fábrica vem de pequenos produtores alagoanos – não apenas do entorno de Matriz do Camaragibe, mas também de municípios como Joaquim Gomes, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Branquinha, entre outros.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa