Economia
Arapiraca: agricultores celebram 511 milímetros de chuvas
Acumulado pluviométrico foi registrado de janeiro até início de junho deste ano
Dados pluviométricos, coletados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, apontam um acumulado de chuvas de 511 milímetros de janeiro até o início de junho deste ano.
O levantamento mostra que abril, com 139 milímetros, e maio, com 246 milímetros, lideram os meses com maior precipitação pluviométrica na Capital do Agreste.
Conforme revela o engenheiro-agrônomo João Batista, que monitora os dados pluviométricos levantados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Arapiraca, o período que registrou mais chuvas foi no dia 6 de maio, com 110 milímetros.
Para os camponeses agrestinos, o início do período chuvoso representa a esperança de boa colheita no município e região.
Desde o início do mês de abril que os agricultores começaram a preparar o solo para o plantio de milho, feijão, mandioca, abacaxi, fumo e outras culturas.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, o engenheiro-agrônomo Josimar da Silva, salienta que as chuvas que caem na região são muito importantes para o homem e a mulher do campo.
“Esse período só não está sendo bom para quem deixou de preparar o solo tardiamente. “As máquinas têm maior dificuldade com o solo encharcado, para o segundo corte de terra. Nesses casos, é preciso esperar a abertura do tempo e o sol aparecer novamente”, explica.
Ainda de acordo com o engenheiro-agrônomo, as chuvas até agora não prejudicam os agricultores como ocorreu no ano de 2022. “Naquele ano teve excesso de chuvas e prejudicou muito algumas culturas no campo. Esperamos que o clima continue como está, com períodos de chuvas e sol, para que as lavouras cresçam e a colheita seja maior do que a que foi registrada em anos anteriores”, completou.
Sementes distribuídas
O lançamento do programa Planta Alagoas, no último mês de março, em Arapiraca, foi responsável pela distribuição de sementes de milho e feijão para os agricultores familiares da região.
O evento contou com a presença do governador Paulo Dantas, prefeito Luciano Barbosa e demais prefeitos e prefeitas de cidades do Agreste e Sertão.
O programa incentiva a produção agrícola, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos, além de ter impacto direto na segurança alimentar e nutricional de milhares de famílias no campo.
O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), investiu mais de R$ 20 milhões na compra e distribuição de mais de mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas