Economia

Produtos feitos em Alagoas fazem sucesso em lançamento de novela da Globo

Panos de Cordel, empresa atendida pelo Sebrae, recebe encomenda de peças com temática nordestina para festa de 'No Rancho Fundo'

Por Ascom Sebrae 22/04/2024 22h53 - Atualizado em 23/04/2024 00h21
Produtos feitos em Alagoas fazem sucesso em lançamento de novela da Globo
Os panos de prato com o visual da nova da Globo foram trabalhadas em serigrafia e ampliaram a área de atuação da empresa alagoana - Foto: Ascom Sebrae

Um pequeno negócio de Alagoas, especializada em peças únicas e criativas com temas nordestinos, chamou a atenção de uma afiliada da Rede Globo e foi parar na festa de lançamento da nova novela da emissora, ‘No Rancho Fundo’. A empreendedora Janaína Ramos começou a Panos de Cordel de maneira despretensiosa, durante a pandemia, mas após uma série de capacitações no Sebrae, ela resolveu apostar no potencial da sua ideia.

“Sou formada em Ciências Contábeis pela Ufal, mas atuava como gestora financeira. Durante a pandemia deixei o trabalho para ficar com a minha mãe e foi aí que nasceu o negócio, a partir de uma simples atividade para manter sua mãe entretida. No começo, eram simples panos de prato, mas hoje ampliamos a produção para outras peças”, conta.

Janaína começou a ter contato com o Sebrae em 2021 e depois de várias capacitações foi convidada a fazer parte do programa Sebrae Delas, que incentiva mulheres empreendedoras. No início, ela levava os produtos para seu local de trabalho, despertando o interesse de muitos colegas, que levou a novos pedidos e um consequente aumento na produção.

“Foi assim que a Panos de Cordel virou um negócio. Ela se demitiu, formalizou a empresa e a partir daí iniciou sua jornada empreendedora, sempre com a orientações do nosso programa”, afirma a analista Érica Pereira, gestora do Sebrae Delas.

Adaptando elementos da cultura nordestina como cordel e xilogravura e através de divulgações nas redes sociais, a empreendedora viu a empresa crescer e a demanda por produtos aumentar. Hoje, além dos panos de prato, a produção conta com diversas peças como eco bags, jogos americanos, tapetes, passadeiras, camisetas, canecas, dentre outras.

Janaína Ramos e a sua mãe (Foto: Divulgação)

Recentemente, Janaína Ramos foi surpreendida com uma encomenda especial: desenvolver 300 peças personalizadas para serem distribuídas no evento de lançamento da nova novela das 18h: ‘No Rancho Fundo’ da TV Liberal, afiliada da TV Globo em Belém do Pará. “Foi o cliente mais importante que tive até hoje. Eles me pediram para cumprir o pedido em 10 dias, nem o estoque dos panos eu tinha, mas agarrei a oportunidade com unhas e dentes”, diz Janaína.

A empreendedora também está desenvolvendo um site para o negócio, participou recentemente do Empretec e foi expositora no evento ‘Seu Négocio, um Espetáculo’ e foi uma das ganhadoras do prêmio Mulher de Negócios, em 2023. “Ela tem crescido muito como empresária e tem aproveitado todas as oportunidades ofertadas pelo Sebrae, colocando em prática tudo que aprende com programas, consultorias e capacitações”, destaca Érica Pereira.

“O pedido da Globo veio em um momento muito especial para a Panos de Cordel, já que estamos passando por mudanças. Em três anos eu consegui perceber aquilo que dá e aquilo que não dá certo, nossas vendas em varejo serão focadas no site, para todo país. Com o pedido da TV Liberal, iniciamos um processo de adaptação e com a parceria realizada com o segmento de serigrafia, iremos iniciar a realização de produtos personalizados, com mudanças no estilo do panos que estavam sendo produzidos, sem depender tanto das costureiras”, resume.

Escrita por Mário Teixeira e direção artística de Allan Fiterman, ‘No Rancho Fundo’ teve seu primeiro capítulo exibido no dia 15 de abril. Janaína tem expectativas para novos pedidos como este no futuro e enfatiza a importância do Sebrae em sua trajetória, já que foi através de uma entrevista de 2021, concedida na semana do empreendedorismo feminino do Sebrae, que a empresa foi selecionada para fazer a encomenda para o evento. “O Sebrae é o meu suporte e foi meu braço direito em tudo isso” , completa a empresária.