Economia

Ibovespa fecha a segunda-feira (16) em alta e volta ao patamar de 116 mil pontos

Entre as ações que melhor influenciaram a bolsa de valores no último dia estão as da Petrobras e Vale

Por Brasil 61 17/10/2023 08h42
Ibovespa fecha a segunda-feira (16) em alta e volta ao patamar de 116 mil pontos
Diante da escalada de violência entre Israel e o Hamas, o melhor desempenho do índice foi motivado pelas tentativas diplomáticas de abrandamento do conflito - Foto: Arquivo / Rovena Rosa / Agência Brasil

O Ibovespa registra alta de 0,70% no fechamento dessa segunda-feira (16), cotado a 116.533 pontos. Diante da escalada de violência entre Israel e o Hamas, o melhor desempenho do índice foi motivado pelas tentativas diplomáticas de abrandamento do conflito. O Brasil está inserido nessas negociações.

Ainda assim, as próximas semanas devem ser um teste de resistência ao mercado financeiro brasileiro, frente a possíveis saídas de divisas internacionais. Em cenários de incerteza internacional, os investidores têm preferência por mercados financeiros considerados mais seguros, como a área do euro, do dólar e do iene japonês.

O resultado positivo da B3 foi influenciado, principalmente, pelo melhor desempenho de ações das empresas Rede d’Or (RDOR3), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), que subiram entre 1,05% e 1,90%.

Já as baixas foram registradas com Grupo Natura (NTCO3), Suzano (SUZB3) e Eneva (ENEV3), que caíram entre 1,95% e 2,75%.

O total do volume negociado na B3 é de R$ 17 bilhões.

Os dados referentes à bolsa de valores brasileira podem ser consultados através da B3.