Economia

Prêmio Banco do Nordeste da MPE reconhece sucesso de empresas alagoanas

Foram premiadas uma clínica e uma padaria, ambas da cidade de Penedo, e uma distribuidora de Olho d'Água das Flores

Por Valdirene Leão 11/10/2023 16h28 - Atualizado em 12/10/2023 09h16
Prêmio Banco do Nordeste da MPE reconhece sucesso de empresas alagoanas
Premiação aconteceu nesta quarta-feira (11) - Foto: Edilson Omena

O prêmio Banco do Nordeste (BNB) da Micro e Pequena Empresa (MPE), reconheceu o sucesso de empresas alagoanas. Realizada na manhã desta quarta-feira (11), no hotel Best Premier, localizado no bairro da Pajuçara, em Maceió, a premiação destacou o empenho de empresários que conquistaram resultados diferenciados em seus negócios a partir do apoio creditício do BNB.

Os vencedores foram premiados em três categorias: Microempresa, Pequena Empresa e Empresa de Porte Pequeno-Médio.

Na categoria Microempresa, a vencedora foi a Clínica Gratia Plena, da cidade de Penedo. A empresa tem três sócias, sendo duas médicas e uma biomédica. Sarah Tavares Lima Moretti e Thaís Moretti estavam presentes na solenidade e receberam a premiação.

A biomédica Sarah Moretti destacou o financiamento do BNB para que a empresa se tornasse possível. “Nossa empresa, que começou em meio à pandemia [do novo coronavírus] é formada 100% por mulheres e o apoio do BNB foi fundamental.”

Ao centro, da esquerda para a direita, Sarah e Thaís da Clínica Gratia Plena (Foto: Edilson Omena)

Premiada no segmento Pequena Empresa, a Panneteria Die Patrícia Sá também é da cidade de Penedo. A empresa atua no ramo de panificação, confeitaria e lanchonete. Emocionada, a empresária Patrícia Sá explicou que tudo começou durante a pandemia, fazendo bolos para vender e contribuir nas finanças de casa. “A Panneteria nasceu da necessidade de ajudar a família. Fizemos o projeto e levamos ao BNB e, quando eles viram a proporção do meu desejo, eles aprovaram. Agora, o próximo passo é expandir, porque a Panneteria está sempre muito cheia. A gente cresceu e o BNB é um dos responsáveis por isso”.

Patrícia Sá recebeu o troféu ao lado de seu esposo. O segredo do sucesso, segundo ela, está no cuidado, responsabilidade e amor pelo que faz. “Faço todos os produtos como se estivesse fazendo para minha família. Começo pela manhã e quando vejo, já são nove horas da noite e eu não estou cansada”.

Roberto Oliveira e a esposa Patrícia Di Sá, empresários da Panetteria (Foto: Edilson Omena)

O esposo de Patrícia Sá, o empresário Roberto Oliveira, destacou também o apoio do BNB para o sucesso do empreendimento. “Todo o equipamento da Panetteria adquirimos com recursos do BNB, para que realizássemos nosso sonho. Se o banco não acreditasse no nosso projeto, não estaríamos aqui contando nossa história. E acredito que o Banco é importante também para a realização do sonho de várias pessoas”, ressaltou.

No segmento Empresa de Porte Pequeno-Médio, a vencedora foi a empresa Lima Frios Distribuidora, da cidade de Olho d'Água das Flores. O empresário Wallison Lima do Nascimento conta que o negócio iniciou no quintal de sua casa como um frigorífico. Desde o começo da atividade, o crédito do BNB esteve presente, recurso que foi investido na compra de câmaras frigoríficas.

O empreendimento, que nasceu como Microempreendedor Individual (MEI), cresceu e se transformou em uma distribuidora de porte Pequeno-Médio, sempre com o apoio do banco. “Se fosse definir o Banco do Nordeste seria o parceiro de todas as horas”, afirmou. Com os financiamentos, foi possível ampliar a frota, investir em energia solar e em diversos equipamentos necessários para o bom funcionamento da empresa, que hoje já conta com 38 colaboradores.

Wallison Nascimento da Lima Frios (Foto: Edilson Omena)

O empresário Wallison Nascimento recebeu o prêmio e não encontrou muitas palavras para descrever a emoção de ser reconhecido pelo seu trabalho. Apenas disse que “o sonho de criança virou realidade”. O empreendimento é cliente do BNB desde 2016 e atualmente atende 42 municípios do estado.

Durante a solenidade de entrega da premiação, o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis, destacou a importância das Micro e Pequenas Empresas para impulsionar o aquecimento econômico da região. “No primeiro semestre deste ano, 70% dos empregos gerados no Brasil foram nas MPEs. É um direcionamento estratégico do banco aplicar nesse segmento. Os pequenos são prioridade”, frisou. 

Superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis (Foto: Assessoria BNB)

Na ocasião, o representante da Direção Geral do BNB, Francisco Celiton, anunciou orçamento de R$ 20 bilhões para o segmento, até o final do ano, para toda área de atuação do banco.

A diretora financeira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Juliana Almeida, ressaltou o reconhecimento do banco ao esforço dessas empresas e reforçou a parceria do Sebrae no apoio ao segmento.

SELEÇÃO

Os premiados investiram recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em seus negócios e foram escolhidos por meio de seleção que, em Alagoas, contou com comissão julgadora formada por representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Sebrae/AL, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL), da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL).