Economia

Contas atrasadas? Núcleo do Procon/AL oferece apoio aos superendividados

Por Assessoria 13/09/2023 09h38
Contas atrasadas? Núcleo do Procon/AL oferece apoio aos superendividados
Atendimento no Procon - Foto: Ascom Procon/AL

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AL), continua atendendo aos consumidores por meio do NAS - Núcleo de Apoio aos Superendividados. O novo setor atende na sede do órgão, na rua do Livramento, no centro de Maceió. Além de intermediar a negociação entre empresas e consumidores inadimplentes, o NAS também disponibiliza assistência psicológica.

Os consumidores com pendências financeiras devem comparecer ao Instituto com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante da dívida. O NAS funciona de forma permanente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e não é necessário agendamento.

De acordo com o presidente do Procon, Daniel Sampaio, a criação do NAS é importante para ajudar as pessoas que têm dívidas, por vezes impagáveis, devido às taxas de juro abusivas aplicadas. O núcleo conta com um grupo treinado para supervisionar as negociações entre as empresas e os consumidores, como estudantes de Direito, Economia e Contabilidade.

Em Alagoas, um estudo realizado pelo SERASA revelou que 39,43% da população alagoana está inadimplente e com uma média de dívidas de R$ 3.858,70 por pessoa. A cooperação firmada entre as empresas credoras e o Instituto de Defesa do Consumidor, viabiliza a renegociação de dívidas e o estabelecimento de acordos benéficos aos consumidores com crédito negativado, que podem optar entre o parcelamento em 24, 36, 48, e 60 vezes, com uma entrada mais acessível.

Feirão de Negociação

O Instituto se prepara para realizar mais uma edição do feirão de negociação de dívidas, em outubro, desta vez na sede do órgão com as empresas com o maior número de reclamações e de endividados, possibilitando a resolução das pendências com melhores condições.

Periodicamente o Procon Alagoas promove um feirão de negociação de dívidas, na capital alagoana e no interior do Estado, onde além de renegociar as dívidas, os consumidores podem tirar dúvidas a respeito dos seus direitos, obter