Economia
Líderes da Sefaz participam de capacitação em Gestão Pública no Rio de Janeiro
Curso intensivo traz o que há de mais inovador em gestão, estratégia e liderança, de forma sistêmica e integrada
Gestores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) participaram entre os dias 16 e 18 do Programa de Gestão Avançada (APG) da Amana-Key, promovido no Rio de Janeiro. A iniciativa propôs métodos e desafios a serem utilizados para conquistar bons resultados no ambiente de trabalho, visando aperfeiçoar a gestão financeira do Estado.
O programa foi criado para provocar a geração de insights. Ou seja, os próprios participantes percebem alternativas inéditas e adequadas para fazer suas organizações evoluírem e conseguirem resultados de alta performance em contextos cada vez mais desafiadores.
A secretária de Estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, explica que a sistemática do APG Amana-Key não é um mero ajuntamento de módulos fragmentados e nem dá “receitas”, mas busca novos caminhos que promovam melhores resultados. “Durante o treinamento, focamos em ‘competências duráveis’ essenciais a todo líder. Além disso, foram abordados fatores que fomentam o desenvolvimento de valores, o resgate da ética e a elevação do nível de consciência. Tudo alinhado com a execução de competências. A ideia foi pôr em prática os insights gerados durante o programa”, frisa.
A superintendente de Valorização de Pessoas, Polyana Barbosa, destaca que esse curso colabora com a formação de líderes excepcionais dentro do órgão, que buscam desempenhar suas atividades pensando nos usuários do serviço público. “A Sefaz Alagoas reforça seu compromisso com os servidores da casa e cidadãos alagoanos. A missão continua sendo exercer uma administração tributária íntegra e moderna, promovendo a sustentabilidade do Estado. Capacitações como essa ajudam na melhor prestação de serviços fazendários à população. O objetivo é aprimorar constantemente o trabalho feito por aqui aos alagoanos”, enfatiza.
O chefe especial de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Cristiano Valões, que também participou do treinamento, ressalta que o curso foi focado em uma mudança interna para então transformar o ambiente que está inserido e que pretende disseminar com os demais colegas de profissão. “Muitas vezes, só precisamos voltar para uma organização mais simples que já conhecemos a base de colaboração e comunidade. Assim, trabalhamos de forma mais colaborativa, intuitiva e humana. Quando falamos numa forma de trabalho mais humana, atingimos principalmente os cidadãos que fazem uso dos serviços prestados por nós, observando o colega e todo ecossistema, pensando na finalidade do nosso trabalho”, conclui.
Esta foi a primeira etapa de um ciclo de cursos que contemplará todas as áreas da secretaria. As próximas turmas vão ocorrer em Minas Gerais/Belo Horizonte e Ceará/Fortaleza do dia 13 a 15 de setembro e de 9 a 11 de outubro, respectivamente.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas