Economia
Sebrae inicia novas capacitações com empreendedores do audiovisual
Lei Paulo Gustavo é um dos temas de encontros em Maceió e em Arapiraca, durante os próximos três dias
Três novos encontros com foco na Lei Paulo Gustavo estão previstos para este mês de julho pelo Sebrae Alagoas. Criada para ajudar o setor cultural a se recuperar dos prejuízos causados pela pandemia de Covid-19, a lei tem uma série de peculiaridades, e é justamente para se adequar a elas que a instituição está promovendo as capacitações com especialistas da área.
O primeiro acontece hoje (24 ), às 17h, no SebraeLAB, em Maceió, com programação mais ampla entre os demais eventos. Um dos temas trata sobre profissionalização e empreendedorismo no audiovisual: as potencialidades e desafios do mercado de trabalho alagoano, numa atividade que vai tratar de todos os aspectos que envolvem o processo de criação, planejamento e gestão de uma micro e pequena empresa audiovisual.
Um panorama da realidade do mercado de trabalho no audiovisual brasileiro e alagoano, com as potencialidades e os desafios para aumentar e fortalecer o grau de profissionalização, também deve ser discutido nesse primeiro encontro.
Os meios de acesso a financiamento e fomento, incluindo as novas oportunidades, além de questões legais, financeiras, fiscais, tributárias, sindicais referentes à pessoa física e jurídica também serão apresentados aos participantes.
A programação traz ainda os temas Estratégia empresarial, marketing e sustentabilidade financeira: fundos públicos, a participação no mercado privado de cinema e TV; Como se planejar para constituir uma produtora: cartela de projetos e os processos de desenvolvimento de conteúdo criativo; e a Escolha de segmentos específicos.
Amanhã, 25 de julho, no auditório do Sebrae em Maceió, será realizada uma oficina técnica para esmiuçar e detalhar todos os aspectos que envolvem as próximas etapas de planejamento, operacionalização, execução e acompanhamento da Lei Paulo Gustavo.
“Demandas, diretrizes, dúvidas e aspectos técnicos de modelagem dos editais que envolvem os artigos, linhas e incisos da Lei e dos decretos e regulamentações serão trabalhados durante este evento”, diz Helen Cavalari, gestora de Economia Criativa do Sebrae Alagoas.
Arapiraca
O terceiro e último evento acontece em Arapiraca, no dia 26 de julho, às 14h, na Agência de Atendimento Integrada do Sebrae no município. Será realizada uma Rodada de Negócios da Rede de Capacitadores do Audiovisual de Alagoas.
O objetivo é divulgar o catálogo e a rede de capacitadores, promovendo encontro presencial entre os gestores e os formadores para incentivar a contratação de capacitações que preparem os municípios da região Agreste e Sertão para a plena execução da Lei Paulo Gustavo.
As inscrições para participação nos três eventos podem ser feitas no perfil do Sebrae Alagoas na plataforma Doity, que pode ser acessada clicando aqui. A adesão de cidades alagoanas à Lei Paulo Gustavo atingiu 100% antes mesmo do prazo final estabelecido pelo Ministério da Cultura, em 11 de julho. As prefeituras contaram com o apoio do Sebrae, AMA, gestores municipais e estaduais, trabalhadores da cultura e da economia criativa e do Comitê Paulo Gustavo em Alagoas.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira