Economia
Crédito do Banco do Nordeste para indústria aumenta quatro vezes em Alagoas
Incremento se refere ao primeiro trimestre de 2023 em comparação com mesmo período do ano passado
Os financiamentos do Banco do Nordeste ao setor industrial de Alagoas alcançaram cerca de R$ 60 milhões no primeiro trimestre do ano, valor quatro vezes maior do que o contratado no mesmo período de 2022. As principais atividades contempladas com esse crédito foram processamento e beneficiamento da cana de açúcar e as indústrias de produtos alimentícios, de produção de plástico e metal mecânica.
De acordo com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do BNB responsável por pesquisas sobre a Região, a indústria nordestina está saindo de uma retração. Informativo do Etene baseado na pesquisa industrial mensal do IBGE aponta resultados positivos para a produção de janeiro de 2023, em relação a dezembro de 2022, com crescimento de 6,1%, o terceiro melhor resultado do país. A Região apresentou anda três meses seguidos de taxas positivas, na comparação mês a mês imediatamente anterior, com alta acumulada de 6,7% no período.
Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidinei Reis, o aumento das contratações com o setor refletem um maior dinamismo da economia do estado, com boas perspectivas para geração de emprego e renda. “Tanto por meio de parceria com o Governo Estadual, tanto por nosso trabalho de atração de investimento, em especial, realizado por nossos escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, temos percebido um aumento no número de empresas que procuram Alagoas para instalação de novas indústrias”, afirma.
Ele destaca ainda o apoio do BNB à realização de obras de infraestrutura, que estão acontecendo no estado e impactam positivamente na atração dessas indústrias. “O banco também está atuando no financiamento a obras de saneamento, de infraestrutura logística, de energia, entre outras, que são fundamentais para implantação e funcionamento dos vários elos da cadeia produtiva da indústria”, ressalta.
Apenas em 2023, foram 157 operações de crédito destinadas ao setor industrial alagoano, distribuídas nos diversos municípios, sendo a maioria realizada na capital, Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira