Economia

Confeiteiras apostam em ovos artesanais para esta Páscoa

Por Luciana Beder – Colaboradora com Tribuna Independente 06/04/2023 13h57 - Atualizado em 06/04/2023 22h50
Confeiteiras apostam em ovos artesanais para esta Páscoa
Confeiteira Ingrid Lemos diz que vendas aumentam em média 80% nesse período da Semana Santa - Foto: Edilson Omena

Com o aumento nos preços dos ovos de Páscoa que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, deve chegar a 15% este ano, os chocolates artesanais acabam se tornando uma alternativa para quem busca uma opção mais econômica ou com melhor custo-benefício. As empreendedoras do ramo da confeitaria afirmam que as vendas aumentam até 80% nessa época.

“É uma data muito aguardada por quem é do ramo. As vendas aumentam, em média, 80% principalmente na semana que antecede o domingo de Páscoa. Desde 2016 trabalho com doces e em toda Páscoa procuro fazer algo que seja um pouco fora do comum, mesmo que seja só o formato de montagem ou apresentação para conquistar mais clientes”, afirmou a confeiteira Ingrid Lemos.

Lemos disse que os clientes já têm os sabores preferidos. “O mais pedido, sempre foi o ovo pudim e neste ano está sendo o ovo pudim e o ovo de torta de limão siciliano, que o pessoal também tem gostado muito”, contou.

A confeiteira Giselly Tenório afirmou também que a Páscoa é uma das épocas mais esperadas pelas confeiteiras. “Chega a ser 80% de aumento nas vendas. Um faturamento de até 10 mil reais em período curto porque na semana da Páscoa, por exemplo, conseguimos vender entre 100 e 150 ovos. Principalmente para quem trabalha com pronta entrega, que está sendo o meu foco este ano”, disse.

Os ovos artesanais têm ganhado cada vez mais espaço e conquistado muitos paladares. Por isso, Tenório disse que todos os anos procura inovar. “Desde 2020 eu trabalho com venda de ovos no período da Páscoa. Trabalho com ovos trufados, de colher e de brownie. O de brownie lancei ano passado e fez muito sucesso. Normalmente, os ovos industrializados não colocam muito recheio e não têm a possibilidade de personalizar com os ingredientes preferidos de cada um, então acho que os artesanais se destacam muito por causa disso”, explicou.

A confeiteira Laryssa Costa contou também que todos os anos procura inovar e, nesta Páscoa, lançou ovo de pistache. “Tem alguns sabores que são queridinhos e eu continuo com eles no cardápio, mas tento todo ano trazer algo novo. Esse ano trouxe o ovo de pistache como novidade e temos também o kit confeiteiro que é uma opção para as crianças”, afirmou.

Como a procura aumenta na semana da Páscoa, Costa deixa alguns ovos prontos para os pedidos que surgem em cima da hora. “Sempre durante a própria semana da Páscoa o pessoal procura muito. Eu trabalho por encomenda, mas durante os dias da Páscoa (quinta a domingo) eu tento deixar uns sabores prontos dos que saem mais para os pedidos que surgem de última hora”, contou.

A administradora Helena Albuquerque está entre os consumidores que preferem os ovos artesanais ao invés dos industrializados. “Artesanal é muito mais saboroso, mais recheado e incentiva o microempreendedor e o comércio local. Então, sempre que chega a Páscoa, eu já vou procurando alguma confeiteira, olhando as opções para comprar artesanal”, disse.

O estudante Miguel Oliveira também contou que prefere ovos artesanais, mas não comprou neste ano. “Quando eu compro, costumo comprar artesanal porque tem mais opções de sabores e a gente consegue encontrar com preços mais acessíveis do que os vendidos nos supermercados. Neste ano não comprei ovo de Páscoa porque preferi economizar”, afirmou.