Economia

Artesanato alagoano marca presença na Semana de Design de São Paulo

Evento teve início no sábado (11), na capital paulista, e vai até o dia 19 deste mês

Por Cecília Tavares / Ascom Sedics 14/03/2023 23h37
Artesanato alagoano marca presença na Semana de Design de São Paulo
Artesanato alagoano em destaque na capital paulista - Foto: Agência Alagoas

Para dar projeção às ações que o Programa Alagoas Feita à Mão vem realizando nacional e internacionalmente, a arte popular alagoana está presente em diversas iniciativas e espaços da DW! - Semana de Design de São Paulo, um dos maiores festivais urbanos de design da atualidade. O evento teve início no sábado (11), na capital paulista, e vai até o dia 19 deste mês.

Em sua 12ª edição, a DW! reúne atividades que englobam design de produto, design de interiores, arquitetura, arte, urbanismo e mercado criativo. O evento, que acontece em vários endereços, conta com workshops, lançamentos, happy hours, palestras, exposições e instalações em diversos pontos da cidade.

O artesanato de Alagoas pode ser conferido na exposição Boom SP Design, realizada dentro do icônico edifício Copan, no centro da capital paulista, com peças de arte popular em homenagem ao mestre Antônio de Dedé, de Lagoa da Canoa.

Com o tema “De pai para filho nas águas de Iemanjá”, a loja Paiol - principal loja de arte popular de São Paulo e que tem curadoria de Lucas Lassen - expõe duas peças dos filhos do mestre Antônio de Dedé no Boom SP Design.

Ainda durante a DW!, a loja Paiol, em parceria com a artista visual Ju Amora, vai apresentar a coleção Cores e Mãos do Sertão, com mesas e bancos produzidos em Alagoas pelo artesão Leno, da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, que trazem pinturas que fazem referência à estética da região do Sertão.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a arte alagoana segue se destacando pela sua singularidade. “Ficamos muito felizes com o espaço que vem sendo conquistado pelo artesanato produzido em Alagoas, cada vez mais em evidência em exposições, feiras e eventos dentro e fora do país. A arte alagoana é muito singular, e buscar estratégias e caminhos que lhe deem protagonismo é também missão do Governo do Estado. Então, seguiremos trabalhando para levá-la cada vez mais longe”, pontua a secretária.

Afam E DW!

Executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o Programa Alagoas Feita à Mão estreou na DW! em 2019 com duas ações – a exposição “Amostrada”, onde tronos e cadeiras de artistas populares alagoanos foram expostos no Shopping D&D, e a Instalação "Vento Nordeste" – abrindo o lounge da Boom SP Design, onde foram expostos rendas, bordados, tecelagens e cestarias alagoanas.