Economia

Alagoas tem 290 mil famílias aptas a descontos na conta de energia

Por Assessoria 07/03/2023 13h24
Alagoas tem 290 mil famílias aptas a descontos na conta de energia
Para se cadastrar não precisa ser o titular da conta de energia; famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa têm direto ao abatimento - Foto: Equatorial/AL

A Equatorial alerta que em Alagoas ainda existem famílias aptas a receber o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas não estão sendo beneficiadas seja por falta de atualização cadastral ou desconhecimento. Pela TSEE, os clientes podem ter até 65% de abatimento no valor que corresponde a tarifa de energia. Atualmente, mais de 290 mil famílias possuem direito à tarifa social, mas estão fora de lista de beneficiários.

Cerca de 490 mil famílias já recebem o desconto e embora o número seja muito expressivo, a Distribuidora orienta a quem ainda não recebe o benefício a buscar o cadastro para economizar na conta de luz. Com a economia, o cliente poderá direcionar sua renda para outras necessidades como alimentação e saúde.

Podem ter acesso ao abatimento as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.

Além disso, poderá receber o desconto as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

“A Equatorial realiza mensalmente o cruzamento de dados com Ministério da Cidadania, para identificar quais são os clientes que têm direito ao benefício. Mas, infelizmente, nos deparamos com algumas situações como é o caso de famílias que estão com os seus dados desatualizados, seja na base do governo ou na nossa base. Assim, fica inviável fazer o cadastro desses clientes de forma automática e, consequentemente, a pessoa não recebe o desconto ao qual tem direito”, explica a gerente de Relacionamento, Patrícia Moraes.

Ela ressalta ainda que a renovação deve ser realizada, obrigatoriamente, a cada dois anos. “É importante reforçar para aqueles clientes que já são cadastrados que fiquem atentos aos prazos da atualização cadastral do NIS para permanecerem incluídos no benefício. Recomendamos que os clientes não esperem até o último momento para fazê-la”.

Meios para realizar o cadastro na TSEE - O cadastro na TSEE pode ser feito pelo telefone 08000820196, pelo site www.al.equatorialenergia.com.br/cadastro-baixa-renda, nos postos de atendimento presenciais localizados na capital e no interior do estado ou, se preferir, por mensagem de texto via WhatsApp. Basta salvar o número (82) 2126-9200 na agenda do celular e mandar um “oi” para a assistente virtual Clara. As inscrições também podem ser realizadas com os leituristas da Equatorial e os agentes de negociação, que fazem o atendimento porta a porta.