Economia

Seminário sobre Plantas Ornamentais aponta oportunidades do setor em Alagoas

Mercado registrou crescimento acima de 10% nos últimos dois anos e continua aquecido

Por Agência Sebrae 27/02/2023 11h38
Seminário sobre Plantas Ornamentais aponta oportunidades do setor em Alagoas
O tema do evento é “Semeando bons negócios”, que vai abordar as tendências do mercado, novas oportunidades e formas de como potencializar a produção local - Foto: Divulgação

O mercado de plantas e flores ganhou destaque durante a pandemia do coronavírus, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa por causa do necessário isolamento social e buscavam transformar seus lares em locais mais aconchegantes. Este período passou, mas as plantas continuam em alta no gosto do brasileiro, seja para decorar suas casas, estabelecimentos comerciais, festas e eventos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de plantas ornamentais está em crescimento, com destaque para as plantas verdes, plantas tropicais, suculentas e cactus. Somente em 2021, o mercado registrou crescimento de 15%, outros 10% no ano passado e a previsão é que a alta para este ano seja semelhante ao observado em 2022.

Seguindo esta tendência de mercado, o Sebrae Alagoas, em parceria com a prefeitura de Viçosa, promove o Seminário de Plantas Ornamentais, no próximo dia 2 de março, no Centro de Convenções de Viçosa. Com o tema “Semeando bons negócios”, o evento convida todos a conhecer as tendências do mercado, descobrir novas oportunidades e saber como potencializar a produção local.

“O evento é destinado aos potenciais produtores de plantas ornamentais e demais interessados pelo tema no município de Viçosa e região, a fim de despertar nesse público-alvo o interesse em trabalhar com plantas ornamentais”, explica Jacqueliny Martins, analista do Sebrae Alagoas.

Na programação, o empresário Maurício João Mattar apresentará a empresa Mudaflor, que tem mais de 20 anos de mercado, e os empresários Edson Tamada e Naomi Tamada, da Tamada Plug Plant, trarão sua experiência na produção de mudas obtidas através de sementes, estacas e propagação In-Vitro. O evento será encerrado com a palestra “Floricultura – o setor e seus desafios”, da engenheira agrônoma Cinara Libéria Pereira Neves.