Economia

Penas de ganso doadas pela Sefaz são usadas em oficina de arte e cidadania em instituições sociais

Materiais foram doados para entidades cadastradas na campanha Nota Cidadã do programa de Educação Fiscal do órgão

Por Ascom Sefaz 14/02/2023 16h24
Penas de ganso doadas pela Sefaz são usadas em oficina de arte e cidadania em instituições sociais
A oficina de arte e cidadania é direcionada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, atendidas pela instituição - Foto: Assessoria

Mais uma ação foi realizada em parceria com a campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC), da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Desta vez, a Legião da Boa Vontade (LBV), uma das 120 instituições sociais cadastradas na campanha, está realizando, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, oficinas de artesanato com dezenas de crianças e adolescentes. Penas de ganso, doadas pela NFC, é a obra prima das criações.

A oficina de arte e cidadania é direcionada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, atendidas pela instituição. A iniciativa acontece todos os dias no período da manhã e tarde, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, situado no Barro Duro.

A iniciativa surge com o intuito de promover debates para a compreensão da importância da arte na vida de cada cidadão, refletir as questões sociais, a valorização pessoal, o relacionamento interpessoal, e ainda a autonomia da cada um no convívio um com os outros. A educadora social da LBV, Josimeire Sabino, é a profissional responsável pela oficina. Para ela, essa ação ajuda ainda a estimular a criatividade de cada um.

“Como educadora de arte e cultura, estou trabalhando com eles um projeto de artesanato com as penas de ganso. Isso irá estimular a criatividade das crianças, o protagonismo e também como eles trabalham em grupo essa convivência, algo que é muito importante trabalhar. Isso tudo irá fazer com que eles explorem a imaginação, e por isso agradecemos a Sefaz pela doação”, conta.

Segundo Josimeire, a parte inicial é a apresentação do material e, junto com eles, pensar no que pode ser produzido. Quando perguntado pela educadora, rapidamente as crianças começaram a responder o que seriam construídos com os materiais: cocares, máscaras de carnaval, adereços para cabelo, brincos e tantos outros.

“Depois desse momento, vamos fazer oficinas com todas as faixas etárias de 6 a 15 anos. Eles vão criar o que quiserem, inclusive já deram várias dicas do que querem fazer. No final da produção uma parte deve ficar aqui no centro comunitário e outra eles poderão levar e doar a quem desejar”, explica a educadora social da LBV.

A chefe de Educação Fiscal da Sefaz, Juliane Calheiros, explica que as penas vieram de apreensões realizadas pelo órgão e estavam guardadas no depósito da Sefaz.

“Nós recolhemos todo esse material, juntamente com tubetes, formas de papel e puxadores de tampas de panela que já estavam guardadas a bastante tempo e distribuímos pelas instituições que desejavam e nós sabíamos que poderia aproveitar da melhor forma. A LBV, hoje, está desenvolvendo esse trabalho maravilhoso por meio das oficinas de artesanato, mas também tivemos confecções de outros materiais tendo como base as penas de ganso”, menciona.

É o caso da Associação Beneficente Santa Lúcia e Escola Nossa Senhora das Dores, localizada no bairro da Santa Lúcia, em Maceió. No natal do último ano, após o recebimento do material, toda equipe de trabalho se reuniu para a produção de travesseiros a serem doados aos familiares dos alunos do local.

“Foi um momento de muita felicidade. Entregamos tudo como presente de Natal para as mães que vieram na nossa associação. Colocamos cada um em um saquinho, enfeitamos com um laço e elas ficaram felizes da vida. Fizemos mais de 270 travesseiros”, relata a presidente da instituição, Maria Pauferro, com muita empolgação.

A Associação Pestalozzi, da cidade de Capela, foi outra a receber o material e também usaram no natal para a confecção de árvores natalinas e guirlandas. Com a chegada do carnaval a ideia também foi produzir adereços para a folia com uma oficina de tiaras e máscaras carnavalescas. A entidade iniciou um trabalho de artesanato como atividades de arte e terapia para pessoas com deficiência, seus familiares, cuidadores e também com crianças e adolescentes.

E provando que tudo pode se transformar em arte, a Associação Clube de Mães da Barragem Leste, de Delmiro Gouveia, conseguiu transformar os puxadores em itens para casa, além de adereços carnavalescos. Da criança ao idoso, todos os beneficiados com a doação da Fazenda pública conseguiram aproveitar o material fornecido do melhor modo. Estimulando a criatividade e a solidariedade, foi possível, com todo esse trabalho, aperfeiçoar ainda mais as ações desenvolvidas por cada entidade filantrópica.