Economia

Maceió está entre as cidades do Nordeste que vale a pena pagar IPTU à vista

Por Assessoria 31/01/2023 11h26
Maceió está entre as cidades do Nordeste que vale a pena pagar IPTU à vista
Orla de Maceió - Foto: Idalécio Lucas / Ascom SMTT

Cobrado sempre no início de cada ano, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um dos principais impostos pagos pelos brasileiros. Sabendo disso, algumas pessoas preferem poupar o valor do imposto e quitá-lo à vista no ano que se inicia, uma vez que a maioria das cidades brasileiras oferecem desconto para os proprietários que realizarem o pagamento em cota única (em diversas cidades, esse desconto é condicionado à inexistência de débitos anteriores com o município).

Comparando somente pelo percentual de desconto, as capitais nordestinas em que mais vale a pena fazer o pagamento da cota única são João Pessoa, com 20%, Maceió e São Luís, com 15% e Recife, com 10% de desconto. "Esse desconto de 20%, por exemplo, equivale a investir o dinheiro com uma taxa de retorno acima de 4% ao mês, considerando a alternativa de fazer o pagamento em 10 parcelas", analisa Allan Palladino, CEO e fundador da Lastro, startup que oferece uma plataforma para simplificar a gestão de locações.

Se você é uma dessas pessoas que se preparou e guardou o valor necessário para quitar o IPTU à vista, ou está disposto a pagar a cota única e aproveitar o desconto oferecido, Allan Paladino reuniu alguns dados e análises que ajudam a avaliar se o pagamento antecipado vale a pena.

"O contribuinte precisa considerar as possibilidades. Em primeiro lugar, não vale a pena assumir uma dívida para pagar a cota única, pois o valor economizado dificilmente compensaria o valor dos juros e encargos da dívida adquirida", explica Allan. É necessário considerar também os juros implícitos na diferença entre pagar à vista ou em parcelas, bem como o custo de oportunidade do dinheiro. "Para uma pessoa que tem seu dinheiro investido em renda fixa, o pagamento à vista passa a valer a pena para descontos mais baixos. Por outro lado, se uma pessoa possui empréstimos em banco ou dívidas no cartão de crédito, é mais vantajoso usar o dinheiro para quitar ou abater esses débitos e parcelar o IPTU", sugere Allan.

As cidades do nordeste brasileiro nas quais menos vale a pena pagar o valor à vista são Salvador, Teresina e Aracaju, todas com aproximadamente 7% de desconto. "Nas cidades que têm descontos de 6% a 7%, o pagamento antecipado oferece retornos ligeiramente acima do CDI (também comparado ao pagamento em 10 parcelas)", esclarece Allan.

Outro fator que precisa ser levado em conta é a reserva de emergência. Caso você não tenha construído ainda uma boa reserva de emergência para imprevistos, segundo Allan, é válido considerar a possibilidade de pagar o imposto parcelado, a fim de manter o valor do IPTU em conta, em caso de necessidades. "O mais importante, que é não ficar em dívida, você já estará fazendo, mas a constituição de uma reserva de emergência traz uma segurança adicional que pode ser mais valiosa do que um simples retorno financeiro", finaliza.