Economia

Serviços caem 5,9% em AL no mês de novembro, segunda baixa seguida

Por Assessoria 12/01/2023 15h30
Serviços caem 5,9% em AL no mês de novembro, segunda baixa seguida
Volume de serviços no estado alagoano diminuiu - Foto: Pixabay

Em Alagoas, o volume de serviços recuou 5,9% no mês de novembro, a segunda taxa negativa seguida. Antes, a queda havia sido de 5,7% em outubro, interrompendo as altas de julho (3,7%), agosto (4,1%) e setembro (6,5%). Na comparação entre novembro de 2022 e o mesmo mês do ano anterior, houve avanço de 3,8%. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE.

Nos últimos 12 meses, o volume de serviços no estado alagoano cresceu 17,5%. Já no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2022), a alta é de 17,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No Brasil, volume de serviços fica estável em novembro, segundo mês sem crescimento

O setor de serviços ficou estável (0,0%) na passagem de outubro para novembro, segundo mês seguido sem crescimento. Dessa forma, o setor ficou 10,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, mas está 0,5% abaixo do recorde alcançado em setembro de 2022.

"O resultado de novembro pode ser lido como uma perda de fôlego frente aos avanços registrados nos meses anteriores. Vale lembrar que de março a setembro o índice acumulou um crescimento de 5,8%. Ainda é cedo para falarmos se estamos diante de um ponto de inflexão da trajetória. De todo modo, é importante notar que os principais pilares que vinham mostrando dinamismo e ajudando o índice a chegar em sua máxima histórica, os setores de tecnologia da informação e transporte de cargas, tiveram uma desaceleração em seu crescimento", destaca o analista da pesquisa, Luiz Almeida, analisando o cenário nacional.

Sobre a PMS

Divulgada mensalmente, a A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.