Economia

Brasil Mais Empreendedor ajuda a salvar negócios no Litoral Norte

Princípios aprendidos por jovens da Barra de Santo Antônio mudam a gestão de seus negócios

Por Assessoria 29/11/2022 14h35
Brasil Mais Empreendedor ajuda a salvar negócios no Litoral Norte
O jovem criou o Barra Beach Açaí há três anos, mas quando o assunto era gestão e precificação, ele não sentia muita segurança - Foto: Divulgação

“Minha barbearia estava prestes a falir por causa da minha má administração”. A declaração é de Sidney Lima, de 29 anos, que viu seu sonho de empreender quase ir pelo ralo. A Barbearia Shalom, na Barra de Santo Antônio, foi criada há cinco anos, mas o empreendedor acredita que o projeto não avançaria para 2023. No entanto, a oportunidade de participar do projeto Brasil Mais Empreendedor, promovido em Alagoas pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e executado pelo Conselho de Jovens Empreendedores de Maceió (CJE Maceió), permitiu que ele e outros jovens empreendedores na mesma situação pudessem retomar as rédeas de seus negócios.

“Para mim foi muito bom ter participado do curso de empreendedorismo. Aprendi muitas coisas e uma das mais importantes e que a falta de conhecimento sobre ela estava atrapalhando demais era não saber especificar o valor certo a se cobrar, porque eu não sabia calcular quanto é o meu gasto por cabelo, entre outras coisas”, avalia.

Aprendendo a forma correta de precificar seu serviço, o barbeiro agora vislumbra a possibilidade de tocar sua barbearia de forma mais segura e rentável.

Itallo Matheus é outro empreendedor que encontrou no Brasil Mais Empreendedor uma forma de garantir longevidade ao seu negócio. O jovem criou o Barra Beach Açaí há três anos, mas quando o assunto era gestão e precificação, ele não sentia muita segurança.

“Foi maravilhoso participar do curso, sobretudo aprender sobre a precificação”, enfatiza. Além do ponto físico, na Avenida Pedro Cavalcante, 463, Ítallo comercializa açaí, cremes, sorvetes, milkshakes, refrigerantes, cervejas e espetinhos por delivery. As opções podem ser conferidas no https://barra-beach-acai.ola.click/products e os pedidos são feitos via WhatsApp.

A assessora técnica do projeto, Isabelle Reis, destaca que o Brasil Mais Empreendedor na Barra de Santo Antônio teve o maior número de alunos e, muito além de números, teve a participação do pessoal em sala de aula.

“Para ter sucesso, o empreendedor precisa ter sede de conhecimento, precisa estar sempre disposto e aberto para aprender. E a turma da Barra foi um grande exemplo disso. Um aluno que se destacou nos dias de aula, foi o Sidney, sempre buscando esclarecer suas dúvidas, disposto a aprender, a buscar resolução para os problemas da sua barbearia. E toda essa disposição dele foi essencial para que pudesse entender que sua forma de precificação, por exemplo, não estava correta, e que se ele continuasse cobrando o mesmo valor, iria acabar como muitos empreendedores no Brasil, com seu negócio fechado por falta de conhecimento e organização”, assinala.

“E assim o Brasil Mais Empreendedor ajudou muitos jovens nas turmas que realizamos em Alagoas. Todos com certeza mudaram sua visão, abriram sua mente e enxergaram os seus negócios com novos olhos. E, sem dúvidas, muitos negócios foram salvos pelo conhecimento, que é uma necessidade de muitos empreendedores em Alagoas e no Brasil”, avalia Isabelle Reis.

Além das turmas na Barra de Santo Antônio e em Maribondo, o projeto formou turmas na capital, com alunos no Vergel do Lago, Prado, Jacintinho, Benedito Bentes e Medeiros Neto.

O Brasil Mais Empreendedor é uma realização da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) em parceria, por meio de termo de fomento, com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e conta com a coordenação técnica do Conselho de Jovens Empreendedores de Maceió (CJE Maceió).