Economia

Sindilojas alerta para golpistas que tentam enganar empresários de Arapiraca

Por Assessoria 23/11/2022 17h22
Sindilojas alerta para golpistas que tentam enganar empresários de Arapiraca
Além da entidade ser completamente desconhecida do Sindilojas Arapiraca, outros indícios demonstravam que se tratava de um golpe - Foto: Assessoria

Os empresários devem ficar atentos a autenticidade de boletos e cobranças feitas por e-mail. O titular de uma empresa do comércio de Arapiraca recebeu uma notificação extrajudicial referente a um suposto débito junto a uma desconhecida associação de classe.

O Sindilojas Arapiraca alerta os empresários para a modalidade de golpe e recomenda que, caso sejam alvo de situação semelhante, busque as autoridades policiais para fazer a denúncia.

Um administrador procurou o Sindilojas na segunda-feira, 22 de novembro, buscando informações sobre a “Associação dos Empresários de Arapiraca”. Ele afirmou ter recebido um comunicado, por e-mail, de que a empresa dele estava em dívida com a entidade e estava recebendo uma notificação extrajudicial para efetuar o pagamento de R$ 188,98.

Além da entidade ser completamente desconhecida do Sindilojas Arapiraca, outros indícios demonstravam que se tratava de um golpe. Apesar da aparência de documento oficial, a única forma de pagamento possível era por meio de pix, apesar de geralmente se tipo de cobrança ser feita por meio de pagamento de boleto com código de barras.

“Quando a pessoa foi buscar essa associação, foi informado que no momento em que abriu empresa automaticamente foi associado à entidade, e isso não existe. O associativismo é espontâneo. A empresa que decide se associar, ou não. E, mesmo que seja associado e a empresa desista ou fique inadimplente, não pode ser negativada pela entidade”, esclareceu o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.

O Sindilojas apurou que o pix que aparece na suposta cobrança extrajudicial é direcionado a um escritório de advocacia aberto há poucos meses em Goiânia (GO), cujo CNPJ descreve atividades econômicas diversas e sem relação ao associativismo. Além disso, no site Reclame Aqui traz denúncias de golpes semelhantes - inclusive com justificativa e valor de pagamento idêntico - ocorridas em São Paulo, em favor de uma entidade desconhecida, intitulada “Associação dos Empresários de São Paulo”.

“Os empresários devem fica atentos a este e outros tipos de golpe pela internet, e mesmo aqueles que conseguirem perceber antes de levar prejuízo também devem denunciar a polícia, para que esses golpistas sejam presos e não consigam enganar outras pessoas”, finalizou Wilton Malta.