Economia

MVV realiza 7º embarque e Alagoas cresce 60% em exportações em 2022

Estado tem tradição de pauta exportadora com setores sucroalcooleiro e o de fumo; agora, cobre entra em cena

Por Assessoria 18/11/2022 21h35
MVV realiza 7º embarque e Alagoas cresce 60% em exportações em 2022
Embarque partiu no navio M/V Chipolbrok Galaxy, rumo à China - Foto: Assessoria

No sábado (12), a Mineração Vale Verde (MVV) efetuou mais um embarque para o mercado internacional, por meio do Porto de Maceió. Foi o sétimo deste ano e o oitavo da história da empresa, que é o único empreendimento do Estado que lida com metais básicos, realizando o beneficiamento do concentrado de cobre.

O embarque partiu no navio M/V Chipolbrok Galaxy, rumo à China. Foi a segunda vez em 2022 que este país é destino do produto final da Mina Serrote.

Foram embarcadas 10.941 toneladas dmt (secas) / 12.241 toneladas wmt (úmidas), diante de uma perspectiva de mineração sustentável realizada pela empresa, situada em Craíbas, no Agreste alagoano.

A previsão é de que haja novo embarque de concentrado do minério já no próximo mês de dezembro, fechando o ano com "chave de cobre", sempre atuando de forma segura e responsável.

Ao todo, a contar com o primeiro embarque em novembro de 2021, de lá para cá, a MVV já encaminhou cerca de 80,4 mil toneladas de concentrado de cobre secas (dmt) para o mercado asiático e europeu — duas vezes para a China, uma para a Polônia e cinco para a Finlândia.

"Com total foco em Segurança, o principal valor da nossa empresa, estamos conseguindo entregar 'toneladas seguras'. Já estamos com mais de 1,6 milhão de horas-homem trabalhadas sem acidentes com afastamento. O mais importante não é apenas entregar, mas entregar de forma segura e responsável. Cumprindo nosso cronograma, estamos atingindo nossas metas, rumo agora à conclusão do nosso ramp up. Todo o #TimeMVV está de parabéns", diz Tony Lima, gerente geral de Operação da MVV.

EXPORTAÇÕES EM ALAGOAS

O economista alagoano Cícero Péricles destacou o aumento das exportações no Estado de Alagoas, referenciando a MVV como um dos pontos altos para o bom momento.

A fala do especialista aconteceu dentro de um quadro sobre Economia no programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta (afiliada da Rede Globo), no último dia 11 de outubro.

“As exportações em Alagoas, de janeiro até setembro de 2022, cresceram 60% em comparação com o mesmo período do ano passado, fato este que é muito positivo. Esse crescimento não veio a partir, na verdade, dos produtos tradicionais que são exportados, como o açúcar ou o fumo. Vem de um produto que é novidade na nossa pauta exportadora: o concentrado de cobre, que vem de Craíbas, lá da Mina Serrote. Este ano, até setembro, a Mina Serrote já representa 26% de todas as vendas externas alagoanas. É esse o motivo central do aumento dessas nossas exportações”, pontua o economista Cícero Péricles.

Além disso, o concentrado de cobre produzido pela MVV, em Craíbas, tem contribuído para o aumento de receita dos municípios da área de influência direta da empresa, a saber Craíbas e Arapiraca, através da arrecadação de um novo imposto, a CFEM – mais conhecida como "royalties" –, que tornará possível ao poder público promover investimentos adicionais com vistas ao desenvolvimento da região onde a Mina Serrote está inserida.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.